dc.creator | Ribeiro, Gustavo Silveira | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T22:48:03Z | |
dc.date.available | 2020-05-25 | |
dc.date.available | 2020-05-27T22:48:03Z | |
dc.date.issued | 2018-06-26 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Gustavo Silveira. Todo poder emana das mãos brancas: discurso, raça e ideologia nos comic books da editora Timely (1939-1945). 2018. 264 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5548 | |
dc.description.abstract | This research, atached to Program of Post-Graduation in History at Federal University of Pelotas aims to investigante and analyze the linguistic elements utilized by Timely in the manufacturing of racial identities in comic books published between 1939 and 1945. For this, four of the publisher’s main titles were selected: Captain America, The Human Torch, Sub-Mariner and Young Allies. This research sought to analyze the textual and imagetic elementss in the elaboration of American, german/nazi, Japanese and black races, before and after the attacks to Pearl Harbor in december 1941. Beyond the description of the the narratives, this research sought to understand the relation between United States’ national identity and the influence of racial discourse during this period. Therefore, comic books are visualized as as integral part in the process in which these identities were built and fixed. The analysis is basead upon the cultural studies HALL (2016), media studies KELLNER (2001), and some researches in comic books like EISNER (2005) and MCCloud (2005). Furthermore, the critical discourse analysis (CDA) developed Fairclough offered the methodological tools for the concetion of an adequade theoretical approach for a discoursive analysis with an object of this nature. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Comic books | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Discourse | pt_BR |
dc.subject | Racial identitie | pt_BR |
dc.title | Todo poder emana das mãos brancas: discurso, raça e ideologia nos comic books da editora Timely (1939-1945). | pt_BR |
dc.title.alternative | All power emanates from white hands: discourse, race and ideology in the comic books of the publisher Timely (1939-1945). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1001868444930439 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3563086398486737 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, tem como objetivo investigar e analisar os elementos linguísticos utilizados pela editora Timely na construção de identidades raciais em comic books publicados entre o período de 1939 e 1945. Para isso, foram selecionados 4 dos principais títulos da editora: Captain America, The Human Torch, Sub-Mariner e Young Allies. Essa pesquisa buscou analisar os elementos textuais e imagéticos na construção da identidade nacional estadunidense, dos alemães/nazistas, de japoneses e negros antes e após o ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941. Além da descrição dos objetos, essa pesquisa objetivou compreender a relação entre a promoção da identidade nacional estadunidense durante esse período e a influência do discurso racialista ao longo desse processo. Assim, os comic books são abordados aqui como parte constituidora do processo pelo qual essas identidades foram construídas e fixadas. A proposta de análise pauta-se nos estudos culturais HALL (2016), de mídias KELLNER (2001) e em alguns teóricos das histórias em quadrinhos como EISNER (2005) e MCCLOUD (2005). Além disso, a análise crítica do discurso (ACD) desenvolvida por Fairclough forneceu as ferramentas metodológicas imprescindíveis na construção de um arcabouço teórico- metodológico adequado para uma análise discursiva com um objeto dessa natureza. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Aristeu Elisandro Machado | |