Todo poder emana das mãos brancas: discurso, raça e ideologia nos comic books da editora Timely (1939-1945).
Abstract
A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, tem como objetivo investigar e analisar os elementos linguísticos utilizados pela editora Timely na construção de identidades raciais em comic books publicados entre o período de 1939 e 1945. Para isso, foram selecionados 4 dos principais títulos da editora: Captain America, The Human Torch, Sub-Mariner e Young Allies. Essa pesquisa buscou analisar os elementos textuais e imagéticos na construção da identidade nacional estadunidense, dos alemães/nazistas, de japoneses e negros antes e após o ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941. Além da descrição dos objetos, essa pesquisa objetivou compreender a relação entre a promoção da identidade nacional estadunidense durante esse período e a influência do discurso racialista ao longo desse processo. Assim, os comic books são abordados aqui como parte constituidora do processo pelo qual essas identidades foram construídas e fixadas. A proposta de análise pauta-se nos estudos culturais HALL (2016), de mídias KELLNER (2001) e em alguns teóricos das histórias em quadrinhos como EISNER (2005) e MCCLOUD (2005). Além disso, a análise crítica do discurso (ACD) desenvolvida por Fairclough forneceu as ferramentas metodológicas imprescindíveis na construção de um arcabouço teórico- metodológico adequado para uma análise discursiva com um objeto dessa natureza.
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