dc.creator | Pranke, Luciana Venzke | |
dc.date.accessioned | 2020-05-27T22:44:10Z | |
dc.date.available | 2020-05-25 | |
dc.date.available | 2020-05-27T22:44:10Z | |
dc.date.issued | 2016-06-26 | |
dc.identifier.citation | PRANKE, Luciana Venzke. Mercados, organizações sociais e agricultura familiar: os canais curtos de comercialização no município de Piratini-RS. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5544 | |
dc.description.abstract | The study aims at understanding how the local markets are structured, from social
relations, and the importance of short channels for marketing the family farming
products in Piratini, RS. Therefore, the market is considered as a social construction
environment, where exchanges are established between individuals, which is a
product of the interaction between the various subjects involved, both producers and
consumers, approaching the importance of short channels for the commercialization
of the products derived from family farming. It is understood that, through such
channels, several families can ensure their monetary income, allowing their
reproduction as a social category and residence. The short channels, in turn, occur
when commercialization is performed directly between producer and consumer. Thus,
it is verified the importance of understanding the relationship with the collective
organizations which are present in agrarian reform settlements. The preparation of
the present work started from a qualitative research, through the multiple case study
approach, performed with Vista Alegre Agricultural Production Cooperative in Piratini
-LTDA- COOPAVA, the Producers Association of Ecological Base -APROBECO, and
Producers Association of Ecologics -APECOL, which are all located in the agrarian
reform settlements in Piratini. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Organizações sociais | pt_BR |
dc.subject | Mercados institucionais | pt_BR |
dc.subject | Assentamentos | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject | Comercialização | pt_BR |
dc.subject | Social organizations | pt_BR |
dc.subject | Institutional markets | pt_BR |
dc.subject | Settlements | pt_BR |
dc.subject | Family farming | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.title | Mercados, organizações sociais e agricultura familiar: os canais curtos de comercialização no município de Piratini-RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Social Organizations and Family Farming: The short channels for commercialization in the municipality of Piratini, RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6817448715772944 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6046644589572233 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo pretende compreender como se estruturam os mercados locais, a partir
das relações sociais, e a importância dos canais curtos para comercialização dos
produtos da agricultura familiar no município de Piratini-RS. Para tanto, considera-se
o mercado como um ambiente de construção social, onde se estabelecem trocas
entre os indivíduos, produto da interação entre os diversos sujeitos envolvidos,
produtores e consumidores, abordando a importância dos canais curtos de
comercialização para a os produtos oriundos da agricultura familiar. Entende-se que
através destes canais muitas famílias conseguem garantir a sua renda monetária,
permitindo a sua reprodução como categoria social e permanência no território. Os
canais curtos, por sua vez, ocorrem quando a comercialização é realizada
diretamente entre produtor e consumidor. Com isso verifica-se a importância da
compreensão das relações com as organizações coletivas presentes nos
assentamentos de reforma agrária. A elaboração deste trabalho se deu a partir da
pesquisa qualitativa, através da abordagem do estudo de casos múltiplos, realizada
junto a Cooperativa de Produção Agropecuária Vista alegre Piratini- LTDACOOPAVA,
a Associação de Produtores de Base Ecológica - APROBECO e a
Associação de Produtores Ecológicos Conquista da Liberdade - APECOL, todas
localizadas nos assentamentos da reforma agrária no município de Piratini. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Salamoni, Giancarla | |