Mercados, organizações sociais e agricultura familiar: os canais curtos de comercialização no município de Piratini-RS.
Resumo
O estudo pretende compreender como se estruturam os mercados locais, a partir
das relações sociais, e a importância dos canais curtos para comercialização dos
produtos da agricultura familiar no município de Piratini-RS. Para tanto, considera-se
o mercado como um ambiente de construção social, onde se estabelecem trocas
entre os indivíduos, produto da interação entre os diversos sujeitos envolvidos,
produtores e consumidores, abordando a importância dos canais curtos de
comercialização para a os produtos oriundos da agricultura familiar. Entende-se que
através destes canais muitas famílias conseguem garantir a sua renda monetária,
permitindo a sua reprodução como categoria social e permanência no território. Os
canais curtos, por sua vez, ocorrem quando a comercialização é realizada
diretamente entre produtor e consumidor. Com isso verifica-se a importância da
compreensão das relações com as organizações coletivas presentes nos
assentamentos de reforma agrária. A elaboração deste trabalho se deu a partir da
pesquisa qualitativa, através da abordagem do estudo de casos múltiplos, realizada
junto a Cooperativa de Produção Agropecuária Vista alegre Piratini- LTDACOOPAVA,
a Associação de Produtores de Base Ecológica - APROBECO e a
Associação de Produtores Ecológicos Conquista da Liberdade - APECOL, todas
localizadas nos assentamentos da reforma agrária no município de Piratini.
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