Show simple item record

dc.creatorDworakowski, Martha Letícia Machado
dc.date.accessioned2020-05-22T02:46:30Z
dc.date.available2020-05-21
dc.date.available2020-05-22T02:46:30Z
dc.date.issued2019-10-29
dc.identifier.citationDWORAKOWSKI, Martha Letícia Machado. Unindo saberes a partir da fotografia: processos transdisciplinares com futuros professores. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019..pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5513
dc.description.abstractThe dissertation “Joining Knowledge through Photography: interdisciplinary processes with future teachers” presents thoughts on the activities developed with a group of future teachers and students who volunteered to be part of the interdisciplinary learning processes involving History, Arts, Physics, and Chemistry fields. Its aim is to break knowledge fragmentation. The History of Photography is based on the authors Angeli (1999), Barthes (1984), Kubrusly (2006) and Fabris (2009). To address teaching processes with interaction between the different subjects, the study was based on Carlos (2007), as well as Godoy (1999), Morin (2000), Santomé (2013) and Hernandez (2013). By using these teaching processes, the students could give importance to the contents covered in classroom, and consequently be able to transform the information into knowledge. The research was conducted during the Master's program at Universidade Federal de Pelotas, by the research line "Education in arts and processes of Aesthetic Formation".pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino da Fotografiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEducação do futuropt_BR
dc.subjectUnindo saberespt_BR
dc.subjectTeaching Photographypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectTransdisciplinaritypt_BR
dc.subjectFuture Educationpt_BR
dc.subjectJoining Knowledgept_BR
dc.titleUnindo saberes a partir da fotografia: processos transdisciplinares com futuros professores.pt_BR
dc.title.alternativeJoining Knowledge through Photography: interdisciplinary processes with future teachers.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7347463373863257pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1188602959337493pt_BR
dc.description.resumoA dissertação “Unindo Saberes a partir da Fotografia: processos transdisciplinares com futuros professores” apresenta reflexões sobre as atividades desenvolvidas com um grupo de futuros professores e de estudantes voluntários que se dispuseram a fazer parte dos processos de ensino transdisciplinares envolvendo as áreas de História, Artes, Física e Química, objetivando romper com as fragmentações dos saberes. A História da Fotografia tem como base os autores Angeli (1999), Barthes (1984), Kubrusly (2006) e Fabris (2009). Para abordar processos de ensino com interação entre as disciplinas, a reflexão foi fundamentada em Carlos (2007), assim como Godoy (1999), Morin (2000), Santomé (2013) e Hernández (2013). Com estes processos de ensino os estudantes puderam dar significados aos conteúdos abordados em sala de aula, transformando a informação em conhecimento. A pesquisa foi realizada durante o curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, pela Linha de Pesquisa "Educação em Artes e Processos de Formação Estética".pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Pohlmann, Angela Raffin


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record