Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPaim, Daniel Trindade
dc.date.accessioned2020-05-07T13:23:49Z
dc.date.available2020-05-06
dc.date.available2020-05-07T13:23:49Z
dc.date.issued2015-10-16
dc.identifier.citationPAIM, Daniel Trindade. Comportamento agregado da medida de acessibilidade na descrição da morfologia urbana. 2015. 258 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5206
dc.description.abstractThis study aimed to verify if the aggregate behavior of the measuring Closeness Centrality, which is widely used in urban studies and also known as Accessibility, can reflect relevant aspects of the city as descriptor of the urban system as a whole. In particular, it intends to verify the relations between the accessibility measure to the compaction/fragmentation of urban form and irregularity of the city's network. Therefore, a significant amount of Brazilian medium sized cities are selected in order to acquire a consistent sample capable of presenting an understanding of the implications of the standard statistical distribution of accessibility measure when used in urban studies. It was also aiming to find the links between this measure and the compactness of the urban form and irregularity of the urban network. In the study, it was used some urban models based on graphs and represented by criteria of track centers. According to the data and statistical analyzes it can be seen that accessibility measure has a correlation to the compactness of the city and the irregularity of the urban network. It was found that the best accessibility measure rates are results of more compact cities with more irregular network (with irregularities related to the hierarchy of urban configurational structure in terms of connections).It can also be noted that empty urban spaces directly influence the overall accessibility of the system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subjectMorfologia Urbanapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectCompacidadept_BR
dc.subjectIrregularidadept_BR
dc.subjectArchitecture and Urbanismpt_BR
dc.subjectUrban Morphologypt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectCompactnesspt_BR
dc.subjectIrregularitypt_BR
dc.titleComportamento agregado da medida de acessibilidade na descrição da morfologia urbana.pt_BR
dc.title.alternativeAggregate behavior of the accessibility measure in the description of urban morphology.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3652466080602097pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6376235358938671pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca verificar se o comportamento agregado da medida de Centralidade por Proximidade, muito utilizada nos estudos urbanos e também conhecida como Acessibilidade, consegue refletir dimensões relevantes da cidade, enquanto descritora do sistema urbano como um todo. Particularmente, pretende verificar as relações da medida de acessibilidade com a compactação/fragmentação da forma urbana e a irregularidade da rede da cidade. Para tanto, seleciona-se uma quantidade significativa de cidades de porte médio brasileiras, para, assim, adquirir uma amostra consistente capaz de possibilitar a compreensão das implicações do padrão de distribuição estatística da medida de acessibilidade quando utilizada nos estudos urbanos. Busca-se encontrar as relações existentes entre essa medida e a compacidade da forma urbanizada e a irregularidade da rede urbana. No estudo são utilizados modelos urbanos baseados em grafos e representados pelo critério de centros de via. De acordo com os dados e análises estatísticas realizadas é possível observar que a medida de acessibilidade possui correlação com a compacidade da cidade e a irregularidade da rede urbana. Constata-se que os melhores índices da medida de acessibilidade são consequência de cidades mais compactas e com uma rede mais irregular (sendo a irregularidade relacionada à hierarquização da estrutura configuracional urbana, em termos de conexões). Também pode ser observado que os vazios urbanos influenciam diretamente na acessibilidade global do sistema.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Ana Paula Neto de


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem