Mostrar el registro sencillo del ítem
A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS.
dc.creator | Ferreira, Darlise Nunes | |
dc.date.accessioned | 2020-05-05T02:46:34Z | |
dc.date.available | 2020-05-04 | |
dc.date.available | 2020-05-05T02:46:34Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Darlise Nunes. A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS. 2011. 168f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5174 | |
dc.description.abstract | This research is a study focusing in literacy practices and implantation of the fundamental education for nine years in public schools of Jaguarão (RS) city. The general aim is to analyze the strategics of teaching by literacy teachers before and after the implantation of fundamental education for nine years. Considering that the first experience with the fundamental education in Jaguarão city happened in 2006, the clipping time of this study comprises the period from 2002 to 2009 as representative of the literacy practices in two moments of the fundamental education researched. The analysis of the data considers written sources (primary) and oral sources (secundary). Written materials like teachers and students‟ notebooks and documents of the school organization are the written sources; interviews with three literacy teachers which have experience in fundamental education of eight to nine years are the oral sources. The references of the authors in literacy area, in sense of constructing a dialogue through the information of the analyzed data, are the possible contributions of this study. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental de nove anos | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Fundamental education for nine years | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.title | A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | pt_BR | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1110712210802550 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | pt_BR | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5179048135412088 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação é um estudo com enfoque nas práticas de alfabetização e na implantação do ensino fundamental de nove anos em escolas da rede pública do município de Jaguarão/RS. O objetivo geral é analisar as estratégias de ensino de professoras alfabetizadoras antes e depois da implantação do ensino fundamental de nove anos. Considerando que a primeira experiência com o ensino fundamental de nove anos em Jaguarão aconteceu no ano de 2006, o recorte de tempo deste estudo compreende o período de 2002 a 2009, como representativo das práticas alfabetizadoras dos dois momentos do ensino fundamental pesquisados. A análise dos dados se deu através do cruzamento das fontes escritas (primárias) e fontes orais (secundárias). Materiais escritos como cadernos de professoras e alunos e documentos da organização escolar constituem as fontes escritas; das fontes orais fazem parte entrevistas com três professoras alfabetizadoras com experiência no ensino fundamental de oito e de nove anos. A abordagem de autores de referência na área da alfabetização, com o sentido de construir um diálogo através das informações dos dados analisados, constitui as possíveis contribuições deste estudo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | FERREIRA, Darlise Nunes. A alfabetização e a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no município de Jaguarão/RS. 2011. 168f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Eliane Teresinha |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGE: Dissertações e Teses [790]
Abrange as Dissertações e Teses defendidas no PPGE.