A construção social da doença: câncer de pulmão e suas ressignificações.
Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender o processo de construção social da doença câncer de pulmão feito pela mídia impressa brasileira, no período que compreende os anos de 2005 a 2010. Nesse sentido, foram analisadas reportagens em importantes jornais e revistas do país, divulgadas durante esses anos, período em que ocorreu o maior índice da moléstia no Brasil. Da mesma forma, questiona-se se o discurso gerado pelos empreendedores morais cria um pânico moral que desloca a eficiência simbólica, que elege o cigarro como o bode expiatório da doença, em eficácia efetiva por fazer a sociedade crer que o fumo seja a principal causa da enfermidade. Buscou-se identificar ainda se, com o avanço do conhecimento científico acerca do câncer, houve, paralelamente, o aumento significativo das políticas de prevenção. Dessa forma, na presente pesquisa defender-se-á a tese de que há uma ressignificação da doença câncer, em especial, o câncer de pulmão na sociedade brasileira. A metodologia utilizada para a realização e análise dos dados é a Análise de Conteúdo.
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