Ensino de matemática nos anos iniciais: com a palavra as professoras polivalentes de uma escola de Bagé/RS
Resumen
A presente dissertação, desenvolvida na linha Formação de Professores do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, teve como objetivo principal analisar o conhecimento profissionais das professoras polivalentes no ensino de matemática nos anos iniciais. Essa escolha justifica-se pela preocupação com a formação matemática dos estudantes dos anos iniciais, devido aos resultados desses alunos em avaliações institucionais da aprendizagem. A proposta metodológica teve princípio norteador ancorado na pesquisa qualitativa. O estudo teve como sujeitos de pesquisa cinco professoras polivalentes, duas de 3º ano, uma que leciona no 4º ano e duas que lecionam no 5º ano, no turno da tarde, em uma escola privada e filantrópica da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul, sendo os dados coletados através de questionários e observações. A análise dos dados está alicerçada na Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio da ATD foram construídos dois metatextos que apresentam uma triangulação dos dados, da teoria e das inferências analíticas do pesquisador. No primeiro são descritas as motivações que levaram as professoras a busca de uma formação para lecionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como suas percepções sobre a formação matemática recebida nos cursos. Já no segundo texto, descreve-se, a partir dos depoimentos das professoras e do observado em sala de aula, o que se identificou acerca de seu conhecimento profissional, relacionando esse conhecimento à prática docente. Como principais conclusões, os dados evidenciam como se consolida, na prática, a aplicação dos conhecimentos matemáticos das professoras, permitindo identificar suas limitações e dificuldades sobre o ensino de Matemática para as crianças. Ainda ficou evidente a relação entre a sua formação inicial e a fragilidade de conhecimentos necessários para desempenharem suas ações docentes em relação aos conteúdos matemáticos que devem ser ensinados. Verificou-se, também, divergência entre os modos como as professoras caracterizam suas aulas de Matemática nos anos iniciais e sua prática pedagógica, o que se evidenciou nas observações realizadas. A fragilidade do conhecimento matemático nota-se claramente nas observações das aulas, o que indica a necessidade de formação continuada que possibilite às professoras a ampliação dos conhecimentos matemáticos necessários para que a prática pedagógica se paute na aprendizagem com a construção efetiva de conhecimentos. A partir dos resultados analisados, como produto final, foi elaborado um projeto de formação continuada de professores baseado na Resolução de Problemas.
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