dc.creator | Vilani, Jaime Benjamin | |
dc.date.accessioned | 2019-09-16T18:10:34Z | |
dc.date.available | 2019-09-16T18:10:34Z | |
dc.date.issued | 2006-05-09 | |
dc.identifier.citation | VILANI, Jaime Benjamin. Fatores que o agricultor leva em consideração para escolher a semente de soja. 2006. Dissertação(Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes) - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4746 | |
dc.description.abstract | Research develops a comprehension of the factors that the farmer takes into
consideration when choosing soybean seed, which allows him to outline strategies
for segmenting the target market, mainly focusing to overcome competitors and
requirements from associates/customers. Copagril has marketed soybeans seeds
to their cooperates. Thus, an study was developed with the objective to know the
factors that can affect the farmers choice when selecting the seed that is being
sold. It was determined the variables with high perception by the cooperative
farmers in relation to soybean seeds agribusiness. In face of the research results, it
was concluded that the company which adopts modern marketing concepts and
business strategies warrants competitiveness, maintenance, and customers
satisfaction. The study also allows to characterize the Copagril farmers as: 1- using
high technology; 2- having high perception of the value of germination, vigor and
seed origen; 3- efficient use of the land with early soybean varieties; 4- using of
graded soybean seeds, treated with fungicide and packed in woven plastic bags 5-
buying soybean seeds based on the grain value; and 6- having eager for new
advances. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Agronomia | pt_BR |
dc.subject | Sementes | pt_BR |
dc.subject | Soja | pt_BR |
dc.subject | Cooperativismo | pt_BR |
dc.subject | Glycine max | pt_BR |
dc.subject | Soybean | pt_BR |
dc.subject | Seeds | pt_BR |
dc.title | Fatores que o agricultor leva em consideração para escolher a semente de soja | pt_BR |
dc.title.alternative | Factors the farmer takes into account when choosing soybeans seed | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6293461308785417 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa desenvolve um entendimento dos fatores que o agricultor leva em
consideração para escolher a semente de soja, que proporciona traçar as
estratégias para segmentar o mercado-alvo, com foco principal a superar a
concorrência e as exigências dos associados/clientes. A Copagril tem
comercializado sementes de soja para seus cooperados, as quais são classificadas
por tamanhos de sementes e são oriundas de diferentes regiões produtoras. Desse
modo, tem ocorrido interesse em conhecer a preferência em meio aos produtores
de alguns fatores, que levam o agricultor a considerar na hora da escolha das
sementes. Alguns fatores importantes como – ciclo, tamanho das sementes,
qualidade das sementes, além de outros fatores, e que se combinam no alcance
da satisfação dos consumidores do segmento visado, neste caso, do sojicultor da
Copagril. Procura-se identificar os fatores de maior percepção por parte dos
cooperados no agro-negócio de sementes de soja, valorizar o que considera na
decisão de compra do produto, levantar detalhes técnicos e comportamentais de
relevância e criar ações e estratégias de marketing à empresa Copagril em face ao
que foi proposto. O estudo de caso permite caracterizar o sojicultor da Copagril
como: 1 - um usuário de alta tecnologia; 2- de alta percepção de valor para a
germinação, vigor e origem da semente; 3- eficiente no uso da terra com adoção
de variedades precoces de soja para cultivo subsequente de milho safrinha; 4-
usuário de sementes de soja com características especiais como: classificadas por
tamanho em que prefere as menores, tratadas com fungicidas e em menor escala,
também por inseticida e embaladas em sacos de ráfia; 5- Optante por comprar a
semente, de preferência financiada, numa relação de troca e de preço com o grão,
para ser entregue após a colheita; e 6- ávido por avanços tecnológicos buscandoos
em dias de campo e palestras técnicas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA::PRODUCAO E BENEFICIAMENTO DE SEMENTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peske, Silmar Teichert | |