PPGEMAT: Dissertações e Teses: Envíos recientes
Mostrando ítems 41-60 de 89
-
Se constituindo docente pela vivência em um Projeto Estratégico Institucional da UFPel.
(2022-06-01)O presente estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), mas também se apresenta como etnográfica, de acordo com Lüdke e André (2017). Com este estudo, busquei responder a seguinte ... -
Entrelaçamentos entre economia e educação matemática: PPCs de licenciatura em matemática.
(2022-08-26)A dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Currículo, História, Cultura e Educação Matemática e discute sobre as relações entre Economia e Educação Matemática. Questiona: como os currículos vigentes, expressos nos PPCs ... -
Narrativas de formação e de docência de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais.
(2022-08-25)Esta pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática/UFPel trata das narrativas de formação e docência de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais. Questiona: como as professoras dos anos ... -
Experiências de Idosos com a matemática no contexto da “Universidade Aberta Para Idosos” da Universidade Federal de Pelotas.
(2022-07-29)A presente pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivos a produção de fontes orais a respeito de como os idosos se relacionam com a matemática e, a partir dessas narrativas, produzir algumas reflexões que permitam ... -
A formação do professor que ensina matemática no Curso de Pedagogia da UFPel.
(2022-07-06)Esta pesquisa é vinculada à linha História, Currículo e Cultura em Educação Matemática, trata da formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Questionamos: Como e de que modo tem ... -
A prática como componente curricular e o estágio curricular supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática noturno da UFPel
(2022-03-03)Esta dissertação foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objetivo geral identificar a ... -
Fazeres docentes com o GeoGebra em um curso de licenciatura em matemática.
(2022-03-18)Esta pesquisa tem por objetivo analisar como se dá o uso do GeoGebra a partir das falas docentes do curso de formação de futuros educadores de Matemática, na Licenciatura em Matemática, modalidade presencial, da Universidade ... -
O portfólio como instrumento de avaliação: concepções e percepções de professores de matemática.
(2022-03-29)Essa dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Buscou compreender quais as concepções e percepções de professores de Matemática sobre ... -
Estratégias pedagógicas para aprender matemática no ensino fundamental com a sala de aula invertida em uma escola rural
(2021-12-23)Esta pesquisa investigou o ensino do conteúdo de Matemática com o nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antenor Elias de Mattos, localizada no terceiro distrito de ... -
Realidade aumentada no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos
(2021-10-22)A presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como uma pesquisa experimental e teve como objetivo investigar a utilização da Realidade Aumentada (RA) no ensino e aprendizagem dos sólidos geométricos por estudantes ... -
Saberes a ensinar e para ensinar matemática na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas: um olhar a partir da pesquisa documental (1979 - 2017)
(2021-08-25)Alicerçada em uma pesquisa documental a presente dissertação busca responder a seguinte questão investigativa: Quais traços dos saberes a ensinar e para ensinar matemática estão presentes na Licenciatura em Pedagogia da ... -
Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções científicas entre 2010 e 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(2021-08-30)A presente dissertação de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória define-se como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo principal descrever e analisar duas das temáticas emergentes identificadas a partir dos ... -
Dimensão afetiva de professores de matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
(2021-08-26)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Busquei compreender como se manifesta a dimensão afetiva de professores de ... -
Saberes elementares de matemática na Escola Normal Regional Imaculada Conceição de Pelotas – RS (1965-1973)
(2021-04-12)O presente trabalho tem por objetivo identificar os saberes matemáticos integrantes da formação de normalistas na Escola Normal Regional Imaculada Conceição no período de 1955 a 1971, em Pelotas - Rio Grande do Sul. As ... -
Materiais didáticos para ensino de números nos anos iniciais: uma ação na formação do professor de matemática
(2021-04-22)Esta dissertação tem como objetivo analisar as percepções de alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática sobre dois materiais didáticos produzidos artesanalmente, denominados de reta numérica de deslocamento ... -
Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com números" (1956-1960)
(2018-08-28)O presente estudo teve como objetivo identificar, na Coleção Brincando com Números de Cecy Cordeiro Thofehrn, os saberes matemáticos e o ideário pedagógico da Escola Nova. A Coleção de livros didáticos Brincando com Números ... -
As representações tridimensionais das superfícies quádricas na disciplina de Cálculo com realidade aumentada
(2020-03-05)A pesquisa investigou como estudantes da Universidade Federal de Pelotas compreendem conceitos de superfícies quádricas a partir do uso da Realidade Aumentada na visualização de objetos nas disciplinas de Cálculo Diferencial ... -
A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense
(2019-04-11)A presente pesquisa de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem dois objetivos: o primeiro, a constituição do Fundo Documental ... -
Comunidade de prática e aprendizagem matemática no 1º ano do ensino fundamental
(2019-07-19)Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo identificar como os integrantes de uma comunidade de prática colaboram na aprendizagem de matemática uns com os outros. Para tanto, foi realizado um estudo de caso ... -
A formação Matemática no Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense: percepções de estudantes do 4º ano.
(2020-02-27)O presente estudo é resultado de uma investigação com as alunas do quarto ano do Curso Normal, em nível médio, do Colégio Municipal Pelotense, habilitação Anos Iniciais. Numa abordagem qualitativa, o estudo se desenvolveu ...