• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Browsing Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT by Department 
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • Browsing Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT by Department
  •   DSpace Principal
  • Instituto de Física e Matemática - IFM
  • Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT
  • Browsing Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT by Department
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browsing Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT by Department "Instituto de Física e Matemática"

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 57

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Alunos surdos e o uso do software Geogebra em matemática: possibilidades para a compreensão das equações de 2º grau 

      Silveira, Cléa Furtado da (2019-04-15)
      O presente estudo tem como temática alunos surdos e o uso do software GeoGebra. A dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas, construída a partir da ...
    • Ambiente de geometria dinâmica e seu potencial semiótico: uma abordagem no ensino dos números complexos 

      Paulo, Rafael dos Reis (2019-03-19)
      Este trabalho apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar como o ambiente de geometria dinâmica do GeoGebra interfere na abordagem dos números complexos quando se mobilizam distintas representações semióticas ...
    • Anos iniciais em foco: desafios e possibilidades da utilização do vídeo didático no processo de ensino de Geometria 

      Morais, Talia Rodrigues de (2019-03-08)
      Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da utilização de vídeos didáticos por professores no ensino de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação foi realizada com professores da ...
    • Comunidade de prática e aprendizagem matemática no 1º ano do ensino fundamental 

      Rodrigues, Maria das Graças Kohn (2019-07-19)
      Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo identificar como os integrantes de uma comunidade de prática colaboram na aprendizagem de matemática uns com os outros. Para tanto, foi realizado um estudo de caso ...
    • Concepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do curso de Pedagogia da UFPel 

      Fagundes, Jessica Pedroso (2019-07-17)
      Compartilhando das ideias sobre concepções de João Pedro Ponte, buscou-se refletir sobre como se (re)constituem as concepções sobre a Matemática e seu ensino de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de ...
    • A Constituição de um Fundo Documental e a Matemática no Curso Preparatório à Admissão ao Ginásio Pelotense 

      Santos, Mélany Silva dos (2019-04-11)
      A presente pesquisa de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e tem dois objetivos: o primeiro, a constituição do Fundo Documental ...
    • A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira congênita 

      Aleixo, Heniane Passos (2018-11-26)
      A presente pesquisa de caráter qualitativo define-se como um estudo de caso e teve como objetivo investigar a construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira congênita. O sujeito de pesquisa é uma aluna ...
    • A contribuição do origami na geometria: desenvolvendo habilidades e conceitos na formação dos professores de matemática 

      Gonçalves, Elisane Strelow. (2018-08-07)
      A presente dissertação tem como principal objetivo construir com os sujeitos da pesquisa técnicas de origami, de forma a estimular as habilidades que levam à compreensão de conceitos geométricos. A pesquisa foi realizada ...
    • Contribuições do PNAIC 2014 nas práticas matemáticas de um grupo de professoras alfabetizadoras 

      Silveira, Sílvia Raquel Islabão da (2019-02-28)
      A presente dissertação apresenta os resultados de um estudo qualitativo, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de pesquisa Processos ...
    • Déficit/deficiência intelectual e suas relações com a educação matemática: uma análise de pesquisas acadêmicas. 

      Pereira, Lidiane Maciel (2019-03-25)
      Este trabalho versa sobre a Educação Inclusiva em prol de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sob o enfoque da Educação Matemática. Nesta dissertação será abordado um Estado do Conhecimento sobre pesquisas ...
    • Dimensão afetiva de professores de matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul 

      Ferreira, André Nunes (2021-08-26)
      A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Busquei compreender como se manifesta a dimensão afetiva de professores de ...
    • Encontros com a docência: as visões dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas 

      Hirdes, João Carlos Roedel (2019-03-29)
      Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como os docentes egressos do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – CLMD da Universidade Federal de Pelotas – UFPel se constituíram professores. Após atravessar ...
    • O enigma do bichano: conectando literatura com o pensamento algébrico 

      Souza, Priscila Tereza Rodrigues Lanes (2022-12-20)
      Esta pesquisa é de natureza qualitativa e teve por objetivo geral compreender as características do pensamento algébrico para, a partir disso, elaborar uma narrativa literária-matemática que auxilie no ensino e aprendizagem ...
    • O ensino de frações para crianças em situação de vulnerabilidade 

      Castro, Francine Lacerda (2019-02-25)
      Este trabalho buscou responder a questão de pesquisa: Quais as contribuições de jogos digitais aliados ao uso de materiais concretos no ensino e aprendizagem de frações em um grupo de crianças e jovens residentes em uma ...
    • Ensino de matemática com uso de vídeos na educação básica do Rio Grande do Sul 

      Silva, Vânia Dal Pont Pereira da (2018-08-22)
      O uso do vídeo é uma realidade da sociedade atual e grande parte dos estudantes assistem vídeos em diversas plataformas, tanto para lazer, quanto para estudar. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Qual a ...
    • Entrelaçamentos entre economia e educação matemática: PPCs de licenciatura em matemática. 

      Hoffmeister, Gabriela (2022-08-26)
      A dissertação faz parte da Linha de Pesquisa Currículo, História, Cultura e Educação Matemática e discute sobre as relações entre Economia e Educação Matemática. Questiona: como os currículos vigentes, expressos nos PPCs ...
    • Estratégias pedagógicas para aprender matemática no ensino fundamental com a sala de aula invertida em uma escola rural 

      Mélo, Eliane Machado de (2021-12-23)
      Esta pesquisa investigou o ensino do conteúdo de Matemática com o nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antenor Elias de Mattos, localizada no terceiro distrito de ...
    • A etnomatemática por meio de fotografias e vídeos na visão dos alunos de uma escola pública do Rio Grande do Sul. 

      Gomes, Daniele Antunes Barbosa (2022-08-12)
      Compreender o aluno por meio de seu comportamento, consiste em perceber os diferentes olhares e práticas que desenvolvem na construção de seus saberes. Com relação a matemática, o Índice de Desenvolvimento da ...
    • Experiências de Idosos com a matemática no contexto da “Universidade Aberta Para Idosos” da Universidade Federal de Pelotas. 

      Mota, Mateus Schmeckel (2022-07-29)
      A presente pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivos a produção de fontes orais a respeito de como os idosos se relacionam com a matemática e, a partir dessas narrativas, produzir algumas reflexões que permitam ...
    • Experiências de si: formas de fazer cotidiano em sala de aula 

      Conrado, Gabriela Dutra Rodrigues (2019-03-13)
      O presente texto apresenta uma pesquisa sobre experiências de si de vinte e um estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na periferia do município de Pelotas-RS. O estudo fez aproximações com o ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV