Encontros com a docência: as visões dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar como os docentes egressos do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância – CLMD da Universidade Federal de Pelotas – UFPel se constituíram professores. Após atravessar a primeira década de pleno funcionamento, o CLMD já formou 630 alunos, distribuídos em 35 polos que abrangem a região sul do Brasil. Assim, percebeu-se a necessidade de realizar uma pesquisa sobre a constituição da docência destes egressos durante sua formação inicial e como estes saberes reverberam em sua prática. Deste modo, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, com base nos estudos de Minayo (2002) e Bogdan & Biklen (1994). Os dispositivos metodológicos foram análise de documentos, questionário e entrevistas semiestruturadas. Assim, através das vozes dos professores formados pelo curso, buscou-se analisá-las com base na temática da formação docente, no que se refere a constituição dos saberes docentes com base em Borges (2001), Cunha (2004), Freire (1996), Gauthier (1998), Nóvoa (1995), Pimenta (2009), Shulman (1987) e Tardif (2014). Com a construção deste aporte teórico, analisou-se o conteúdo das entrevistas de um grupo de seis docentes egressos sob os critérios da análise de conteúdo, descritos por Bardin (1977). Neste processo, emergiram duas categorias: percepções dos egressos sobre a sua formação inicial e percepções dos egressos sobre sua prática. Como resultados, tem-se que os egressos reproduzem em sua prática os saberes propiciados pelo CLMD, no que tange ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, a autonomia no desenvolvimento do seu trabalho, ao atendimento aos alunos que extrapola a sala de aula, na organização e no planejamento do seu fazer pedagógico e as características sociais de sua atuação enquanto professor preocupado com o aprendizado e o desenvolvimento de seu aluno.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: