Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCarlan, Francele de Abreu
dc.creatorDias, Milene Soares
dc.date.accessioned2019-06-13T13:26:34Z
dc.date.available2019-06-03
dc.date.available2019-06-13T13:26:34Z
dc.date.issued2018-09-11
dc.identifier.citationDIAS, Milene Soares. Alunos surdos: uma investigação na disciplina de Ciências. 2018.109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4460
dc.description.abstractThis work talks about the context of a classroom with deaf students and listeners students in the Science discipline. Deserves attention how this discipline can contribute to the inclusion of deaf students, because it is a field of knowledge that requires understanding abstract concepts; added to this, the lack of agreed signals and the teacher ignorance about deaf culture. Wherefore, these factors may hamper the teaching and learning processes and require a change of attitude in pedagogical practice the science teacher in the classroom. In this context, the objective of this research, was to investigate how science teaching was worked by the teacher in a common classroom of the final series of elementary school, with two deaf students. This study was developed in a county of the south-central region of Rio Grande do Sul state and was characterized as Exploratory Research. The subjects were: i) a science teacher, ii) Specialized Educational Services teacher, iii) school principal, iv) interpreter of sign language and v) the parents of deaf students. The data collection used: non-participatory observation and record book, semi-structured interviews and open questionnaire. The data analysis method used was Content Analysis. The results showed that the linguistic difference impacted the Science teaching through the overvaluation of sign language to the detriment of pedagogical aspects, was also perceived linguistic inequality and late access to Libras. It was possible to observe that the pedagogical responsibility for deaf students it was handed to the Specialized Educational Services Teacher. Ultimately, pedagogical practice of the science teacher, during this research, disregarded adaptations for the inclusion of deaf people, who were excluded in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDiferença linguísticapt_BR
dc.subjectTrabalho colaborativopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectLinguistic differencept_BR
dc.subjectCollaborative workpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleAlunos surdos: uma investigação na disciplina de ciências.pt_BR
dc.title.alternativeDeaf students: an investigation in the Science discipline.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3411528643130425pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9327222157358583pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lebedeff, Tatiana Bolivar
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o contexto de uma sala de aula composta por alunos surdos e ouvintes no âmbito da disciplina de Ciências. A forma como tal disciplina pode contribuir na inclusão de alunos surdos merece destaque e atenção, por se tratar de um campo do saber que exige a compreensão de conceitos abstratos; somados a isso, a carência de sinais convencionados e o desconhecimento dos professores sobre a cultura surda. Logo, estes fatores podem dificultar os processos de ensino e aprendizagem e exigem uma mudança de postura na prática pedagógica do professor de Ciências em sala de aula. Neste contexto, o intuito, desta pesquisa, foi investigar como o ensino de Ciências era trabalhado pelo professor em uma sala de aula comum das séries finais do ensino fundamental, contendo dois alunos com surdez. Este estudo foi desenvolvido em um Município da região centro-sul do Estado do Rio Grande do Sul e caracterizou-se como uma Pesquisa Exploratória. Os sujeitos envolvidos foram: i) uma professora de Ciências, ii) a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), iii) uma representante da equipe diretiva, iv) uma intérprete de língua de sinais e v) os pais dos dois alunos com perda auditiva. Para a coleta dos dados foram utilizados: observação não participante, diário de campo, entrevistas semi-estruturadas, questionário aberto. O método de análise dos dados utilizado foi Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a diferença linguística tem impactado o ensino de Ciências por meio da hipervalorização da língua de sinais em detrimento dos aspectos pedagógicos, também foi percebida a desigualdade linguística e o acesso tardio a Libras. Ainda, foi possível observar que a responsabilidade pedagógica pelos alunos com surdez era atribuída pela professora de Ciências, pela equipe diretiva e pelos pais dos alunos surdos à professora que realiza o AEE, não havendo trabalho colaborativo entre os profissionais da escola. Por último, a prática pedagógica da professora de Ciências (planejamento, metodologia / estratégias de ensino utilizadas e avaliações realizadas), durante o período desta pesquisa na escola, pouco considerou às adaptações curriculares necessárias para promover a inclusão dos estudantes com surdez que não interagiam durante as atividades da disciplina com os demais colegas da turma.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem