dc.contributor.advisor | Krüger, Verno | |
dc.creator | Silva, Maria Joseane Rusch da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:24:50Z | |
dc.date.available | 2019-05-23 | |
dc.date.available | 2019-05-28T12:24:50Z | |
dc.date.issued | 2018-03-09 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Joseane Rusch da Silva. Análise da aplicação de projeto de ensino de física com enfoque curricular CTS e metodologia de ensino-aprendizagem PBL na modalidade de educação de jovens e adultos, 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4454 | |
dc.description.abstract | This research work was carried out in order to analyze whether the STC curriculum approach and the PBL teaching-learning methodology contribute together to the learning of young people and adults. Analyzing the possibility of teaching physics using a teaching project with a teaching-learning methodology different from traditional classes, that is, an alternative that would make the students protagonists of their learning. To analyze the purpose of this dissertation, a teaching project with a STC (Science, Technology and Society) curricular approach was developed and applied using the PBL (Problem Based Learning) teaching and learning methodology, aimed at the high school students of the EJA modality Youth and Adult Education). The theme of the teaching project was chosen by the students in the classroom, being it the consumption of electric energy. In this teaching project, activities were developed that relate the objectives of the STC curricular approach and the PBL teaching-learning methodology, being: scientific literacy, writing development and decision making. To analyze the data collected in the activities of the teaching project, the methodology of data analysis in qualitative form was used. After analyzing the data collected, it was verified that the PBL teaching-learning methodology includes the STC curricular approach, because in this teaching project the student's learning was verified through the solution of a problem and, from this problem, the same ones needed to make the decision to save electricity. Thus, the teaching project analyzed in this dissertation is an example that the PBL teaching-learning methodology can be used with the STC curricular approach. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Projeto de ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Modalidade EJA | pt_BR |
dc.subject | Enfoque curricular CTS | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino-aprendizagem PBL | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching project | pt_BR |
dc.subject | EJA mode | pt_BR |
dc.subject | STC curricular approach | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning methodology | pt_BR |
dc.title | Análise da aplicação de projeto de ensino de física com enfoque curricular CTS e metodologia de ensino-aprendizagem PBL na modalidade de educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the application of physics teaching project with curricular approach CTS and methodology of teaching-learning PBL in the modality of education of youth and adults. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4568554723333428 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7049100984490472 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido na intenção de analisar o papel e possíveis vantagens do uso combinado do enfoque curricular CTS e da metodologia de ensino-aprendizagem PBL na aprendizagem de jovens e adultos. Analisando e avaliando a possibilidade de ministrar aulas de Física utilizando um projeto de ensino com uma metodologia de ensino-aprendizagem alternativa às aulas tradicionais, ou seja, uma alternativa que tornasse os alunos protagonistas de suas aprendizagens. Para tanto foi elaborado e aplicado um projeto de ensino com enfoque curricular CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) utilizando a metodologia de ensino-aprendizagem PBL (do inglês “Problem Based Learning”; Aprendizagem Baseada em Problemas, em português), voltado aos alunos do ensino médio da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). O tema do projeto de ensino foi escolhido pelos alunos em sala de aula, sendo ele o consumo de energia elétrica. Neste projeto de ensino foram desenvolvidas atividades que relacionam os objetivos do enfoque curricular CTS e da metodologia de ensino-aprendizagem PBL, sendo eles: a alfabetização científica, o desenvolvimento da escrita e a tomada de decisão. Para analisar os dados coletados nas atividades do projeto de ensino foi usada a metodologia de análise de dados na forma qualitativa. Após a análise dos dados coletados, verificou-se que a metodologia de ensino-aprendizagem PBL comporta o enfoque curricular CTS, pois neste projeto de ensino verificou-se a aprendizagem dos estudantes através da resolução de um problema e, a partir deste problema os mesmos precisaram tomar a decisão de economizar (ou não) energia elétrica. Assim, o projeto de ensino analisado nesta dissertação é um exemplo que a metodologia de ensino-aprendizagem PBL pode ser utilizada em conjunto com o enfoque curricular CTS, havendo sinergia entre elas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | SILVA, Maria Joseane Rusch da Silva. Análise da aplicação de projeto de ensino de física com enfoque curricular CTS e metodologia de ensino-aprendizagem PBL na modalidade de educação de jovens e adultos, 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |