dc.contributor.advisor | Fonseca, Márcia Souza da | |
dc.creator | Rocha, Kátia Martins | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:22:25Z | |
dc.date.available | 2019-05-23 | |
dc.date.available | 2019-05-28T12:22:25Z | |
dc.date.issued | 2018-02-23 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Kátia Martins. A representação surda no discurso da legislação nacional e no discurso pedagógico de uma escola especial de Pelotas/RS, com atenção à matemática escolar. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4451 | |
dc.description.abstract | The present study presents proposal that arose from the anxieties of a researcher while fellow deaf and subsequently monitors for deaf students. Had as objective to analyze how the deaf subjects are represented in the discourses of national laws and in pedagogical discourse - guiding instruments of school practices and official curriculum documents - a school for the deaf in the city of Pelotas/RS, with attentive look to education and the teaching of mathematics. To that end, we performed a reflection about the different representations of deaf people in history. The survey reference in de Silva and knijnik in what refers to the curriculum and the Ethnomathematics, respectively, to Skliar and Lopes and his studies on deafness, discuss the education of the deaf. The methodology adopted in this study follows a post-critical line, not having a rigid methodology, because in this type of research methodology will drawing during its development and in accordance with the events. We used the studies of Fischer about Foucault's conception of discourse to analyze the representations of deafness produced in legal discourse and the pedagogical discourse, taking as declared modalities, some laws and decrees, two regiments, a political-pedagogical project and the plans of teaching mathematics of the school searched. Problematizou, from the theoretical lenses Gadelha, Noguera-Ramirez and Lopes, the concept and the forms of Governamentality present in the representations of deafness contained in the speeches investigated, in order to understand who is the subject deaf which is being formed in basic education, the school in question. In relation to the mathematical knowledge of deaf culture, the documents analyzed was not found no reference. While preaching the respect and appreciation of culture, this does not occur in relation to mathematical knowledge. The lessons of mathematics are configured as a strategy of government, to control the ways of thinking mathematically, the same math is taught to different cultures, swirl the thought, silencing the differences. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Deaf culture | pt_BR |
dc.subject | Representation | pt_BR |
dc.subject | Discourse | pt_BR |
dc.subject | Matematics education | pt_BR |
dc.title | A representação surda no discurso da legislação nacional e no discurso pedagógico de uma escola especial de Pelotas/RS, com atenção à matemática escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | The deaf representation in the discourse of the national legislation and the pedagogical discourse of a special school of Pelotas/RS: a look into the mathematics education. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4940396242156061 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7950804967345359 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta proposta que surgiu das inquietações da pesquisadora quando foi colega de surdos e posteriormente monitora de alunos surdos. Teve como objetivo analisar como os sujeitos surdos são representados nos discursos das legislações nacionais e nos discursos pedagógicos – instrumentos orientadores das práticas escolares - e nos documentos curriculares oficiais de uma escola de surdos da cidade de Pelotas/RS, com atenção à matemática escolar. Para tanto, foi realizada uma reflexão acerca das diferentes representações dos surdos na história. A pesquisa se referencia em de Silva e Knijnik no que se refere ao currículo e a Etnomatemática, respectivamente, para, com Skliar e Lopes e seus estudos sobre a surdez, discutir a educação de surdos. A metodologia adotada neste trabalho segue uma linha pós-crítica, não tendo assim uma metodologia apriori, pois nesse tipo de pesquisa o percurso metodológico vai se desenhando durante seu desenvolvimento e de acordo com os acontecimentos. Utilizou-se os estudos de Fischer acerca da concepção foucaultiana de discurso para analisar as representações da surdez produzidas no discurso legal e no discurso pedagógico, tendo como modalidades enunciativas algumas leis e decretos, dois Regimentos, um Projeto Político Pedagógico e os Planos de Ensino de matemática da escola pesquisada. Problematizou-se, a partir das lentes teóricas de Gadelha, Noguera-Ramirez e Lopes, o conceito e as formas de Governamentalidade presentes nas representações da surdez contidas nos discursos investigados, no sentido de compreender quem é o sujeito surdo que está sendo formado na educação básica, na escola em questão. Em relação aos saberes matemáticos da cultura surda, nos documentos analisados não foi encontrada nenhuma referência. Embora anunciassem o respeito e a valorização da cultura, isso não ocorreu em relação aos conhecimentos matemáticos. As aulas de matemáticas se configuram como uma estratégia de governo para controlar as formas de pensar matematicamente, a mesma matemática é ensinada a diferentes culturas, homogeneizando o pensamento e silenciando as diferenças. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ROCHA, Kátia Martins. A representação surda no discurso da legislação nacional e no discurso pedagógico de uma escola especial de Pelotas/RS, com atenção à matemática escolar. 2018. 110f. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. | pt_BR |