dc.contributor.advisor | Rios, Diogo Franco | |
dc.creator | Silveira, Daniel Duarte | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T12:20:35Z | |
dc.date.available | 2019-05-07 | |
dc.date.available | 2019-05-28T12:20:35Z | |
dc.date.issued | 2018-02-23 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Daniel Duarte. O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares: a produção de fontes orais em libras a partir da história oral. Orientador: Diogo Franco Rios. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4449 | |
dc.description.abstract | This research aimed to produce oral sources, from interviews with three deaf, former
school students, about their experiences in the mathematics lessons. The production
of the sources occurred based on the theoretical-methodological aspects of Oral
History and took as a starting point to search for studies based on this theoretical and
methodological proposal. In addition, prior to conducting the interviews, properly so
called, a pilot project was developed to experience the complexity of carrying out a
practice of Oral History with deaf, aiming to point out a considerable number of
technical and ethical care for the development of these productions in Brazilian Sign
Language. The technical and ethical care are not restricted to the time of the
interviews, but also previous and later steps as, for example: the choice of the
interviewees, the production of materials to be sent to the deaf (the invitation and the
Free and Informed Consent Form), the cameras organization for the interview
moment, the translation-transcription of the signs made in Brazilian Sign Language
(Libras) to Portuguese Language and the return of the texts so that the interviewees
could access their lines translated to the Portuguese Language, in the written form. In
addition to the aspects connected with the production of oral sources in Libras in this
paper there is a brief presentation of the deaf interviewees, elaborated from the
situation as told by them, during their interviews, in order to highlight the potential of
the oral sources for the interested in reflections about the Mathematics Education for
the deaf. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | História oral e língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Oral history and sign language | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Deaf | pt_BR |
dc.title | O que os surdos contam sobre a matemática nas suas trajetórias escolares: a produção de fontes orais em Libras a partir da História Oral | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9730193150096676 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7498606960275122 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve por objetivo produzir fontes orais a partir da realização de
entrevistas com três surdos, ex-alunos da educação básica, sobre suas vivências
nas aulas de matemática. As produções das fontes orais ocorreram com base nos
aspectos teórico-metodológicos da História Oral e teve como ponto de partida a
busca por estudos já embasados por essa proposta metodológica e teórica. Além
disso, antes de realizar as entrevistas, propriamente ditas, foi desenvolvido um
Projeto Piloto a fim de experienciar a complexidade da realização de uma prática de
História Oral com surdos, visando apontar um conjunto considerável de cuidados
técnicos e éticos para o desenvolvimento dessas produções em Língua Brasileira de
Sinais. Os cuidados técnicos e éticos não se restringiram ao momento das
entrevistas, mas, também, às outras etapas anteriores e posteriores a ela como, por
exemplo, a escolha dos entrevistados; a produção de materiais feitos para enviar
aos surdos (o convite e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido); a organização
das câmeras para o momento das entrevistas; a Tradução-Transcrição das
sinalizações feitas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a Língua Portuguesa
escrita e o retorno das entrevistas aos surdos para que eles pudessem ter acesso ao
texto escrito em Língua Portuguesa de suas respectivas falas. Além dos aspectos
ligados a produção de fontes orais em Libras, neste trabalho há uma breve
apresentação dos entrevistados surdos elaborada a partir de uma situação contada
por cada um deles, durante suas entrevistas, a fim de destacar o potencial das
fontes orais para os interessados em reflexões sobre a Educação Matemática para
Surdos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |