dc.contributor.advisor | Silveira, Denise Nascimento | |
dc.creator | Pinto, Ana Cristina Medina | |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:34:27Z | |
dc.date.available | 2019-05-07 | |
dc.date.available | 2019-05-08T13:34:27Z | |
dc.date.issued | 2018-02-06 | |
dc.identifier.citation | PINTO, Ana Cristina Medina. Constituição da docência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : um itinerário formativo. Orientadora Denise Nascimento Silveira. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4435 | |
dc.description.abstract | This research had for its aim to search an comprehension about Mathematics
teacher formation in distance learning bachelor course from Open University of
Brazil. As it is a research with qualitative approach with characteristics of a case
study, my view directs it to distance learning mathematics bachelor course from
Federal University of Pelotas. The motivation for this research was to look for
elements in developed formation processes in axis Geometry: space and shape;
which provided teachers formation and reverberated in professorality from the
individuals involved. The method used to the data analysis was the Discursive
Textual Analysis (DTA). The result of this dissertation is a Formative Itinerary
composed by the course documents and a suggestion of a formative guide that the
future teachers can go together with the students. The evidences in individuals
speech leads us to believe there is constitution of teaching form that allows them to
practice this profession with the principles present in theoretical employed in
research execution. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática a distância | pt_BR |
dc.subject | Professoralidade | pt_BR |
dc.subject | Eixo geometrias - espaço e forma. | pt_BR |
dc.subject | Teaching formation | pt_BR |
dc.subject | Distance learning mathematics bachelor | pt_BR |
dc.subject | Professorality | pt_BR |
dc.subject | Axis geometry - space and shape | pt_BR |
dc.title | Constituição da docência no curso de licenciatura em matemática a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : um itinerário formativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching construction at distance learning mathema tics bachelor course from Open Univesity of BRAZIL. (UAB): Formative Itinerary. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1321931359908006 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Alves, Antônio Maurício Medeiros | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3704006449718179 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve por objetivo buscar uma compreensão sobre a constituição do
professor de Matemática em um Curso de Licenciatura a Distância da Universidade
Aberta do Brasil. Como trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com
características de um estudo de caso, meu olhar se direciona para o curso de
Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. A
motivação para a pesquisa foi buscar elementos em processos formativos
desenvolvidos no eixo Geometrias: Espaço e forma, que oportunizaram uma
formação docente e que repercutiram na professoralidade dos sujeitos envolvidos. O
método utilizado para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD). O
produto dessa dissertação é um Itinerário Formativo composto dos documentos do
curso e de uma sugestão de roteiro formativo que os futuros professores podem
percorrer junto com os estudantes. Os indícios presentes nas falas dos sujeitos me
levam a crer que houve a constituição de uma forma de docência, que permite aos
mesmos exercer essa profissão com princípios presentes nos teóricos utilizados na
execução da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | PINTO, Ana Cristina Medina. Constituição da docência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) : um itinerário formativo. Orientadora Denise Nascimento Silveira. 2018. 181 f. Dissertação ( Faculdade de Educação) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2018. | pt_BR |