dc.creator | Silva, Anelise Domingues da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T14:35:55Z | |
dc.date.available | 2019-04-22 | |
dc.date.available | 2019-04-23T14:35:55Z | |
dc.date.issued | 2018-04-25 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Anelise Domingues da. A História da África em uma coleção de Livros Didáticos produzidos para o PNLD/EM (2008 – 2017). 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4335 | |
dc.description.abstract | The research in textbooks also called didactic books is a complex task, since it is
necessary to ascertain all the dimensions that compose the book. The analysis of
national programs and laws involving the production of a book as a historical source
are dimensions that require more accurate observation if the purpose is to work the
book as a research object. Following the enactment of Law No. 10,639 on January
9th, 2003, which made education on the History of Africa and Afro-Brazilian Culture
compulsory in both primary and secondary schools, there was a sharp rise in
academic research on the African continent. Taking this into consideration, this
research aims to analyze the approach presented on the History of Africa in a
collection of didactic books produced for the National High School Textbook Program
(PNLDD), in the cycles of 2009, 2012 and 2015. Desiring to understand the approach
taken to Africa, observing what has been kept or changed in the representation of the
theme over the years. In order to do so, three editions of the work Global History -
Brazil and General, by Gilberto Vieira Cotrim, published under the scope of PNLDD,
will be analyzed. The methodology is textual analysis based on the theoretical
reference of the historian Roger Chartier, focusing on two categories of analysis:
textuality and materiality of the book, to better understand what approach is given to
the African continent in these examples. In order to know the history of the African
continent, it is necessary not to ignore the difficulties it faces and omit their reality.
However, it is also necessary to present its riches, advances, cultures and traditions,
in order to have a new perspective on the continent. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | PNLD/PNLD/EM | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | History of Africa | pt_BR |
dc.title | A história da África em uma coleção de livros didáticos produzidos para o PNLD/EM (2008 – 2017). | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6912448656987357 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa em livros didáticos é uma tarefa complexa, pois é preciso averiguar
todas as dimensões que compõe o livro. A análise dos programas nacionais e leis
que envolvem a produção de um livro como fonte histórica são dimensões, dentre
outras, que requerem uma observação mais acurada se a finalidade for trabalhar o
livro como objeto de pesquisa. Após a promulgação da lei 10.639 em 09 de janeiro
de 2003 que tornou obrigatório o ensino sobre a História da África e da Cultura Afro-
Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, houve um
despontar mais profundo das pesquisas acadêmicas sobre o continente africano.
Levando isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo analisar a
abordagem apresentada sobre História da África em três diferentes edições de livros
didáticos, os quais participaram do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino
Médio (PNLD/EM), nos ciclos de 2008, 2012 e 2015. Desejando assim, compreender
o enfoque dado à África, observando as permanências e mudanças na
representação da temática no decorrer dos anos. Para tanto, são analisadas três
edições da obra História Global – Brasil e Geral, de autoria de Gilberto Vieira Cotrim,
publicadas no âmbito do PNLD/EM. A metodologia é a análise textual apoiada no
referencial teórico do historiador Roger Chartier, centrando-se em duas categorias
de análise: textualidade e materialidade do livro, para compreender melhor que
enfoque é dado ao continente africano nestes exemplares. Para um conhecimento
mais abrangente sobre a história do continente africano é necessário não ignorar as
dificuldades que ele enfrenta, e nem omitir sua realidade. É necessário apresentar
suas riquezas, avanços, culturas e tradições, para que assim, se tenha uma nova
perspectiva do continente. Quanto as análises realizadas nessa pesquisa, foi
observado que o autor não aborda a África somente de um prisma de miséria e
fome, embora não os omite, mas também apresenta os costumes, as tradições e as
sociedades dos povos africanos. Assim, enquadra sua obra ao principal contexto
regulador dos livros didáticos, ou seja, ao Programa Nacional do livro didático. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | SILVA, Anelise Domingues da. A história da África em uma coleção de livros
didáticos produzidos para o PNLD/EM (2008 – 2017). 2018. 109f. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Manke, Lisiane Sias | pt_BR |