A história da África em uma coleção de livros didáticos produzidos para o PNLD/EM (2008 – 2017).

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Data
2018-04-25Autor
Silva, Anelise Domingues da
Metadata
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A pesquisa em livros didáticos é uma tarefa complexa, pois é preciso averiguar
todas as dimensões que compõe o livro. A análise dos programas nacionais e leis
que envolvem a produção de um livro como fonte histórica são dimensões, dentre
outras, que requerem uma observação mais acurada se a finalidade for trabalhar o
livro como objeto de pesquisa. Após a promulgação da lei 10.639 em 09 de janeiro
de 2003 que tornou obrigatório o ensino sobre a História da África e da Cultura Afro-
Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, houve um
despontar mais profundo das pesquisas acadêmicas sobre o continente africano.
Levando isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo analisar a
abordagem apresentada sobre História da África em três diferentes edições de livros
didáticos, os quais participaram do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino
Médio (PNLD/EM), nos ciclos de 2008, 2012 e 2015. Desejando assim, compreender
o enfoque dado à África, observando as permanências e mudanças na
representação da temática no decorrer dos anos. Para tanto, são analisadas três
edições da obra História Global – Brasil e Geral, de autoria de Gilberto Vieira Cotrim,
publicadas no âmbito do PNLD/EM. A metodologia é a análise textual apoiada no
referencial teórico do historiador Roger Chartier, centrando-se em duas categorias
de análise: textualidade e materialidade do livro, para compreender melhor que
enfoque é dado ao continente africano nestes exemplares. Para um conhecimento
mais abrangente sobre a história do continente africano é necessário não ignorar as
dificuldades que ele enfrenta, e nem omitir sua realidade. É necessário apresentar
suas riquezas, avanços, culturas e tradições, para que assim, se tenha uma nova
perspectiva do continente. Quanto as análises realizadas nessa pesquisa, foi
observado que o autor não aborda a África somente de um prisma de miséria e
fome, embora não os omite, mas também apresenta os costumes, as tradições e as
sociedades dos povos africanos. Assim, enquadra sua obra ao principal contexto
regulador dos livros didáticos, ou seja, ao Programa Nacional do livro didático.
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