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dc.creatorSilva, Anelise Domingues dapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-23T14:35:55Z
dc.date.available2019-04-22
dc.date.available2019-04-23T14:35:55Z
dc.date.issued2018-04-25
dc.identifier.citationSILVA, Anelise Domingues da. A História da África em uma coleção de Livros Didáticos produzidos para o PNLD/EM (2008 – 2017). 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4335
dc.description.abstractThe research in textbooks also called didactic books is a complex task, since it is necessary to ascertain all the dimensions that compose the book. The analysis of national programs and laws involving the production of a book as a historical source are dimensions that require more accurate observation if the purpose is to work the book as a research object. Following the enactment of Law No. 10,639 on January 9th, 2003, which made education on the History of Africa and Afro-Brazilian Culture compulsory in both primary and secondary schools, there was a sharp rise in academic research on the African continent. Taking this into consideration, this research aims to analyze the approach presented on the History of Africa in a collection of didactic books produced for the National High School Textbook Program (PNLDD), in the cycles of 2009, 2012 and 2015. Desiring to understand the approach taken to Africa, observing what has been kept or changed in the representation of the theme over the years. In order to do so, three editions of the work Global History - Brazil and General, by Gilberto Vieira Cotrim, published under the scope of PNLDD, will be analyzed. The methodology is textual analysis based on the theoretical reference of the historian Roger Chartier, focusing on two categories of analysis: textuality and materiality of the book, to better understand what approach is given to the African continent in these examples. In order to know the history of the African continent, it is necessary not to ignore the difficulties it faces and omit their reality. However, it is also necessary to present its riches, advances, cultures and traditions, in order to have a new perspective on the continent.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectPNLD/PNLD/EMpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHistory of Africapt_BR
dc.titleA história da África em uma coleção de livros didáticos produzidos para o PNLD/EM (2008 – 2017).pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6912448656987357pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em livros didáticos é uma tarefa complexa, pois é preciso averiguar todas as dimensões que compõe o livro. A análise dos programas nacionais e leis que envolvem a produção de um livro como fonte histórica são dimensões, dentre outras, que requerem uma observação mais acurada se a finalidade for trabalhar o livro como objeto de pesquisa. Após a promulgação da lei 10.639 em 09 de janeiro de 2003 que tornou obrigatório o ensino sobre a História da África e da Cultura Afro- Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, houve um despontar mais profundo das pesquisas acadêmicas sobre o continente africano. Levando isso em consideração, esta pesquisa tem como objetivo analisar a abordagem apresentada sobre História da África em três diferentes edições de livros didáticos, os quais participaram do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLD/EM), nos ciclos de 2008, 2012 e 2015. Desejando assim, compreender o enfoque dado à África, observando as permanências e mudanças na representação da temática no decorrer dos anos. Para tanto, são analisadas três edições da obra História Global – Brasil e Geral, de autoria de Gilberto Vieira Cotrim, publicadas no âmbito do PNLD/EM. A metodologia é a análise textual apoiada no referencial teórico do historiador Roger Chartier, centrando-se em duas categorias de análise: textualidade e materialidade do livro, para compreender melhor que enfoque é dado ao continente africano nestes exemplares. Para um conhecimento mais abrangente sobre a história do continente africano é necessário não ignorar as dificuldades que ele enfrenta, e nem omitir sua realidade. É necessário apresentar suas riquezas, avanços, culturas e tradições, para que assim, se tenha uma nova perspectiva do continente. Quanto as análises realizadas nessa pesquisa, foi observado que o autor não aborda a África somente de um prisma de miséria e fome, embora não os omite, mas também apresenta os costumes, as tradições e as sociedades dos povos africanos. Assim, enquadra sua obra ao principal contexto regulador dos livros didáticos, ou seja, ao Programa Nacional do livro didático.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Anelise Domingues da. A história da África em uma coleção de livros didáticos produzidos para o PNLD/EM (2008 – 2017). 2018. 109f.pt_BR
dc.contributor.advisor1Manke, Lisiane Siaspt_BR


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