Mostrar registro simples

dc.creatorEvangelista, Márcia de Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-06T14:11:00Z
dc.date.available2018-07-06T14:11:00Z
dc.date.issued2017-08-23
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Márcia de Ávila. Processo epentético vocálico na aquisição do Espanhol L2 por falantes nativos do português. 2017. 120 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4027
dc.description.abstractThis study has as main goal to investigate and analyze, under the Syllable Theory (Selkirk, 1982) and the Autosegmental Theory (Clements & Hume, 1995), the epenthetic process in the L2 Spanish Language Acquisition, by Brazilian Portuguese native speakers. The palatal glide insertion [j] promotes the formation of a rising diphthong in a contexto which there is not into the target language. In order to develop the research, it was collected data from 34 Letters Course students - Portuguese and Spanish; from first, third and seventh semester of Pelotas Federal University. For the corpus constitution, it was proposed an instrument composed by isolated words reading, sentences reading and authentic texts, as well as sociolinguistic interview. After the auditory and codificaton, the data were submitted to the GoldVarb 2001(3.0b3 version) Computational Program, it was controlled the linguistics and extralinguistics variables. The results showed that the preferred context of the palatal glide insertion [j] is a closed syllable, from CVC standard and that the previous and ahead contexto carry, preferably, médium-high vowel, besides that, the early level in the formal Spanish study as L2, is the one which stands out at the palatal glide usage.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectDitongos crescentespt_BR
dc.subjectEpêntese vocálicapt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectRising diphthongpt_BR
dc.subjectEpenthetic vowelpt_BR
dc.subjectSpanishpt_BR
dc.titleProcesso epentético vocálico na aquisição do Espanhol L2 por falantes nativos do portuguêspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2809075159239707pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8128997617839448pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fernández, Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7681505154374222pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar e analisar, à luz da Teoria da sílaba (Selkirk, 1982) e daTeoria autossegmental (Clements & Hume, 1995), o processo epentético na aquisição do espanhol como L2, por falantes nativos do Português Brasileiro. A inserção do glide palatal [j] promove a formação de um ditongo crescente em contexto no qual inexiste na língua alvo. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram coletados dados de 34 graduandos do Curso de Letras Português e Espanhol da Universidade Federal de Pelotas do 1º, 3º e 7º semestre. Para a constituição do corpus, foi proposto um instrumento composto de leitura de palavras isoladas, leitura de frases e detextos autênticos, bem como entrevista sociolinguística. Após oitiva e codificação, os dados foram submetidos ao Programa Computacional GoldVarb 2001 (versão3.0b3); controlaram-se variáveis linguísticas e extralinguísticas. Os resultados apontaram que o contexto preferencial de inserção do glide palatal [j] é uma sílaba fechada, do padrão CVC, e que o contexto precedente e seguinte carregam, preferencialmente, uma vogal coronal média-alta; além disso, o nível principiante no estudo formal do espanhol-L2 é aquele que mais se sobressai no emprego do glide palatal.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alcântara, Cíntia da Costapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples