Show simple item record

dc.creatorWrege, Raquel Casanova dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T20:56:36Z
dc.date.available2018-05-18
dc.date.available2018-05-18T20:56:36Z
dc.date.issued2018-02-20
dc.identifier.citationWREGE, Raquel Casanova dos Santos. Reflexus : o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS. 2018. 241 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3920
dc.description.abstractThis dissertation proposes to think about the process of initial teacher training in Visual Arts, from the concept of action-reflexive based on the perceptive act of the subject to the world around him. It is understood that during the undergraduate, in th e Course of Visual Arts Degree, it is necessary that the future educator of Visual Arts can aesthetically experience the formative aspects. In this way, the aesthetic experience is treated as a means of awakening a more active posture of the student to his initial formation. The study is part of a qualitative approach and is given through the Research-Action-Participant having as target audience students of the Visual Arts Course UFPel's Licenciatura degree. It is theoretically based on Merleau-Ponty's phenomenological thinking (1990, 1992, 1999), on Schön's conception of reflexive professional (2000) and on reflexive practice by Perrenoud (2002).pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAesthetic experiencept_BR
dc.subjectReflective teacherpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleReflexus: o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS.pt_BR
dc.title.alternativeReflexus: Reflective thinking through art in teacher education in Visual Arts.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDpt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1073913955949931pt_BR
dc.contributor.advisorIDpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe um pensar sobre o processo de formação inicial docente em Artes Visuais, a partir do conceito de ação-reflexiva embasado no ato perceptivo do sujeito para o mundo ao seu redor. Compreende-se que durante a graduação, no Curso de Artes Visuais Licenciatura, é necessário que o futuro educador de Artes Visuais possa experienciar esteticamente os aspectos formativos. Desse modo, trata-se a experiência estética como meio de despertar uma postura mais ativa do discente para sua formação inicial. O estudo parte de abordagem qualitativa e se dá através de pesquisa-ação tendo como público-alvo discentes do Curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura da UFPel. Fundamenta-se teoricamente no pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty (1990, 1992, 1999), na concepção de profissional reflexivo de Schön (2000) e de prática reflexiva de Perrenoud (2002).pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ursula Rosa dapt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record