dc.creator | Wrege, Raquel Casanova dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-18T20:56:36Z | |
dc.date.available | 2018-05-18 | |
dc.date.available | 2018-05-18T20:56:36Z | |
dc.date.issued | 2018-02-20 | |
dc.identifier.citation | WREGE, Raquel Casanova dos Santos. Reflexus : o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS. 2018. 241 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3920 | |
dc.description.abstract | This dissertation proposes to think about the process of initial teacher training in Visual Arts, from the concept of action-reflexive based on the perceptive act of the subject to the world around him. It is understood that during the undergraduate, in th e Course of Visual Arts Degree, it is necessary that the future educator of Visual Arts can aesthetically experience the formative aspects. In this way, the aesthetic experience is treated as a means of awakening a more active posture of the student to his initial formation. The study is part of a qualitative approach and is given through the Research-Action-Participant having as target audience students of the Visual Arts Course UFPel's Licenciatura degree. It is theoretically based on Merleau-Ponty's phenomenological thinking (1990, 1992, 1999), on Schön's conception of reflexive professional (2000) and on reflexive practice by Perrenoud (2002). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Experiência estética | pt_BR |
dc.subject | Professor reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic experience | pt_BR |
dc.subject | Reflective teacher | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | Reflexus: o pensamento reflexivo e a experiência estética na formação docente em artes visuais da UFPEL/RS. | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflexus: Reflective thinking through art in teacher education in Visual Arts. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1073913955949931 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2360365860775097 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação propõe um pensar sobre o processo de formação inicial docente em Artes Visuais, a partir do conceito de ação-reflexiva embasado no ato perceptivo do sujeito para o mundo ao seu redor. Compreende-se que durante a graduação, no Curso de Artes Visuais Licenciatura, é necessário que o futuro educador de Artes Visuais possa experienciar esteticamente os aspectos formativos. Desse modo, trata-se a experiência estética como meio de despertar uma postura mais ativa do discente para sua formação inicial. O estudo parte de abordagem qualitativa e se dá através de pesquisa-ação tendo como público-alvo discentes do Curso de Artes Visuais modalidade Licenciatura da UFPel. Fundamenta-se teoricamente no pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty (1990, 1992, 1999), na concepção de profissional reflexivo de Schön (2000) e de prática reflexiva de Perrenoud (2002). | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Ursula Rosa da | pt_BR |