Formação de vínculos e interação entre cuidadores e crianças em um abrigo
Abstract
O estudo aborda o processo de formação de vínculo e interação entre cuidadores e crianças em um abrigo, considerando que essas são indispensáveis para o desenvolvimento dos seres humanos. Assim, objetivou-se compreender o processo de formação de vínculos e a interação entre cuidadores e crianças que vivem em abrigo, visando identificar os significados atribuídos a este processo pelos cuidadores. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa que utilizou como referencial teórico o interacionismo simbólico e a Teoria do Apego e como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados conforme apresentada por Charmaz. O cenário da pesquisa foi um abrigo institucional que acolhe crianças de 0 à 8 anos, encaminhadas pelo Juizado de Menores e Conselho Tutelar, situado em um município do sul do estado do Rio Grande do Sul. Os participantes da pesquisa foram 15 cuidadores/educadores que realizam o cuidado de crianças e seis crianças com idade de 0 à 3 anos. Os dados foram coletados no período de abril a julho de 2015, por meio de entrevista intensiva, observação estruturada e diário de campo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética na Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas sob o parecer número 1.035.995 e o CAAE: 42696915.9.0000.5316. Os resultados foram apresentados em três categorias e suas subcategorias: Vivenciando o impacto da realidade (Sendo institucionalizado; Se apegando e se desapegando); Trabalhando com o cuidado (Cuidando e educando; Trabalhando com o desconhecido; Ficando oculta; Aprendendo com a criança); Enfrentando o cotidiano do trabalho (Faltando estrutura e materiais; Faltando pessoal e capacitação; Trabalhando em equipe). Foi possível compreender o processo de formação de vínculos e a interação do cuidador com as crianças que vivem em abrigo como um trabalho voltado para atender às necessidades básicas para a sobrevivência como higiene, alimentação e medicação. Além disso, é um trabalho pouco reconhecido e valorizado, em que as cuidadoras se sentem invisíveis aos olhos da gestão do abrigo, da justiça e da sociedade. Neste contexto, o trabalho gera sofrimento e impõe a necessidade de lidar com as ‘mazelas’ geradas pelo abandono, violência e afastamento das crianças de suas famílias e comunidades, bem como com as próprias demandas emocionais vinculadas ao apego e desapego vivenciado cotidianamente no ambiente do abrigo. Essa situação é agravada pela falta de infraestrutura, capacitação e suporte psicológico, levando as cuidadoras a terem que buscar formas alternativas para resolverem os problemas que se apresentam no trabalho do cuidado da criança abrigada. Sugere-se a realização de estudos em outros cenários de acolhimento, tais como casas-lares e famílias acolhedoras, para identificar se, nestas situações, a formação de vínculo e a interação entre cuidadores e crianças se dá de forma mais estável, favorecendo o desenvolvimento físico e mental dos acolhidos.
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