A identidade visual gráfica no audiovisual contemporâneo: apropriações da visualidade medieval em O Senhor dos Anéis, Game Of Thrones e World of Warcraft
Resumen
O presente estudo é resultado de uma observação da existência de uma recorrência
temática e estética do imaginário medieval em produções audiovisuais contemporâneas.
A partir dessa constatação, definiu-se como proposta de pesquisa a
compreensão de como esse imaginário é apropriado e traduzido visualmente por
essas produções via direção de arte e design de identidade visual, com ênfase no
que aqui é chamado de identidade visual gráfica. Para tanto, realizaram-se estudos
de trajetória histórica e constituição social da Idade Média, mapeamentos de
cultura material e cultura visual na história da arte medieval, relações entre práticas
medievais de trabalho e práticas contemporâneas de design, estabelecimento
de figuras e formas do medievo, conforme metodologia proposta por Omar Calabrese
(1987), mapeamentos de representações do medieval no contemporâneo
e, finalmente, análises específicas do universo empírico da pesquisa, constituído
pelas seguintes produções: a trilogia de filmes O Senhor dos Anéis, a série televisiva
Game Of Thrones e o jogo eletrônico World Of Warcraft. Com isso, e com o
resultado prático que integra a pesquisa (um guia de estilo gráfico da estética medieval),
objetivou-se uma contribuição acadêmica na direção de auxiliar pesquisadores
e profissionais da área no sentido da reflexão acerca das práticas abordadas.
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