A Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), como uma proposta curricular para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
Abstract
Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar os resultados do desenvolvimento de um projeto de ensino no componente curricular de Seminário Integrado, e que integra a proposta para o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul. Este projeto de ensino está fundamentado em pressupostos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Foi desenvolvido com uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Neste projeto foram propostas ações a partir de um enfoque curricular CTS para o processo de ensino-aprendizagem da temática “Qualidade da água de abastecimento público em Pelotas”, desenvolvido em Seminário Integrado. Começamos com os conceitos básicos e implicações sociais da temática ” integrando o conhecimento e a formação cidadã do estudante. Para elaborar, desenvolver e analisar projeto de ensino aplicado, esse trabalho inicia com o levantamento das ideias prévias dos alunos sobre o tema, a fim de fornecer elementos e qualificar o pesquisador no ambiente da pesquisa. O enfoque curricular CTS, tem por base as experiências concretas dos estudantes, abordando os aspectos humanos e sociais da Ciência de forma simples, relacionando os conteúdos científicos e as relações CTS, de modo que haja interação da tríade “Ciência-Tecnologia-Sociedade”, considerando aspectos que influenciam esses alunos. O projeto de ensino foi desenvolvido com o enfoque curricular CTS, que está apresentado com seus referenciais teóricos. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, uma vez que o pesquisador é o professor dos alunos envolvidos na pesquisa e também o projeto e seus resultados. A escolha do tema utilizado no projeto de ensino foi feita pelos próprios alunos, o que facilitou no desenvolvimento da proposta. O objetivo dos alunos foi conhecer se a água de abastecimento público no município de Pelotas, possui qualidade adequada dentro dos padrões da legislação no que se refere a consumo humano. A análise do desenvolvimento do projeto permitiu identificar que os alunos, quando estimulados a serem protagonistas da sua própria formação, mudam o comportamento no que se refere ao interesse de aprender, o que contribui de sobremaneira na construção da sua autonomia. O projeto com enfoque curricular CTS, se mostrou adequado para o componente curricular Seminário Integrado, pois o aluno foi o agente da sua própria formação, o que oportunizou a construção da sua autonomia, aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de valores, organização, trabalho coletivo. O projeto será reaplicado no segundo semestre de 2016, contribuindo para um melhor desenvolvimento no componente curricular Seminário Integrado
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