Práticas dos professores universitários na UFPel: utilização das TIC no ensino
Resumen
Este trabalho investigou as práticas de professores na Universidade Federal de Pelotas que utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em suas aulas, nos cursos de graduação. Utilizando as teorias de Lévy, Castells, Kenski, Gutiérrez, Penteado, Porto, Cunha e Behrens, as práticas dos professores foram analisadas, pesquisando os fatores que são importantes para influenciar estes processos. A pesquisa foi efetuada em duas etapas: na primeira, foi aplicado um questionário online entre os docentes da UFPel, para diagnosticar o uso das TIC por eles. Na segunda, foi realizado um estudo de caso do tipo etnográfico, com um grupo de dez professores da graduação, entre os indicados por seus pares, para investigar suas práticas de ensino com as TIC. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: entrevistas, observações das aulas e análise de documentos. Na análise dos dados organizei os resultados em quatro dimensões teórico-práticas: os docentes da UFPel, a relação dos docentes com as tecnologias, a infraestrutura da UFPel para as TIC, e a prática docente com as TIC. Os resultados indicam que os docentes pesquisados estão utilizando as TIC no ensino, em três situações: no ensino tradicional, no ensino comunicacional e no ensino em ambiente colaborativo. Embora os docentes tenham apresentado predominância de uma das situações identificadas, as características das outras situações também aparecem, por vezes, em seus trabalhos.
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