A produção de vídeo estudantil na prática docente: uma forma de ensinar
Resumen
A tecnologia diminui a distância entre as pessoas, possibilitando que usuários sem conhecimento técnico tornem-se produtores de conteúdos. Crianças e jovens contam com ferramentas como celular, máquina fotográfica e tablet para fotografar e filmar. Dessa forma, criam e exibem suas produções em sites, trocam fotos, informações em rede sociais, em espaços nos quais sua cultura é debatida e aceita. Com o intuito de saber se e como a escola utiliza essas tecnologias de produção de vídeo, investigou-se a prática docente comunicacional com o uso dos equipamentos tecnológicos e com a realização e produção de vídeo, por um professor e seus alunos dentro do espaço escolar. Para esta análise, foi realizado um estudo de caso com um professor da cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul. O sujeito foi escolhido em função de sua importância histórica e social com a produção de vídeo realizada em escolas daquele município. A pesquisa utilizou os pressupostos da Pedagogia da Comunicação e da Neurociência para analisar como é realizada a prática deste docente com a produção de vídeo, em sala de aula. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, tendo como ferramentas: entrevistas abertas com professor e alunos e observações de aulas. Os dados levantados evidenciam que o docente trabalha na transição entre o paradigma tradicional e o emergente. Indicam também que a produção de vídeo estimula o diálogo e a construção conjunta de conhecimentos pelos alunos sobre a orientação do professor. As aulas, além de proporcionarem prazer e envolvimento dos alunos, contribuem com o aprendizado de diferentes conteúdos da grade curricular. Percebeu-se, durante as aulas, um docente sensível, preocupado e responsável com o conteúdo de trabalho. Um docente que entende o básico de tecnologia audiovisual, conduzindo o aluno na realização de pesquisas para a produção audiovisual. Um professor que ensina fazendo aflorar as competências dos alunos através da produção de vídeo. Essa atuação tem características do paradigma emergente, uma vez que o docente propicia mediação entre alunos, tecnologias e conteúdos.
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