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dc.contributor.advisorCóssio, Maria de Fátima
dc.creatorOliveira, Antônio Cardoso
dc.date.accessioned2016-09-05T19:25:03Z
dc.date.available2016-09-05T19:25:03Z
dc.date.issued2013-12-12
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antônio Cardoso. Políticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG. 2013. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2933
dc.description.abstractThis research consisted of analyzing the Technical Course of Administration through distance learning at CAVG, linked to e-TeC Brazil Network, to identify possibilities and challenges of this modality in training, aiming to contribute to possible adjustments and improvements. To support the proposed research we analyze, discuss, and contextualize the current moment of educational policy in Brazil. Subsequently we present a summary of the major historical moments and the impact of education policies in vocational education in Brazilian federal network. Finally, we deal with e-TeC Brazil Network from the perspective announced in official documents to bring out the rationality present in this education modality, from earliest manifestation to date. The research adopts assumptions of qualitative approach and uses case study methodology, taking as data sources official documents, semi-structured interviews, and questionnaires applied to the different segments/individuals involved with the course researched. For data collected analysis, the methodology of content analysis associated with the approach of the policies cycle was used. The study shows several favorable aspects of the e-TeC Network, more specifically in relation to the provision of the technical course in Administration, as the possibility of contributing to the professional qualification, insertion and promotion of people in the labor market, also collaborating with the acquisition of better living conditions, a more extensive training of the individuals, and with the economic and social development of the local and regional community, where the poles are inserted. It could be seen that the major aspects which require further analysis and reorientation refer, more clearly, to the development of e-TeC Network own policy, so at the central level, where factors such as lack of employment relationship of teachers and tutors, intensification and precariousness of teaching work, and the overgrowth of the Network have already led to some weaknesses that affect the quality of the work.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPoliticas educacionaispt_BR
dc.titlePolíticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241789P6pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774815U9pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste em analisar a oferta do Curso Técnico em Administração na modalidade a distância do CAVG, vinculado a rede e-Tec Brasil, buscando identificar as possibilidades e desafios desta modalidade na formação profissional, com vistas a contribuir para possíveis ajustes e aperfeiçoamentos. Para fundamentar a investigação proposta, primeiramente busca-se analisar, discutir e contextualizar o atual momento das políticas educacionais no Brasil. Posteriormente, apresenta-se uma síntese dos principais momentos históricos e dos impactos das políticas de educação no ensino profissional da rede federal brasileira. E, por fim, aborda-se a Rede e-Tec Brasil a partir das perspectivas anunciadas nos documentos oficiais, buscando, sobretudo, trazer à tona a racionalidade presente nesta modalidade, desde suas primeiras manifestações até o momento. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa e utiliza a metodologia de estudo de caso, tendo como fonte de dados: documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados aos diferentes segmentos/sujeitos que estão envolvidos no curso investigado. Para o procedimento de análise dos dados coletados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo associada à abordagem do ciclo de políticas. O estudo mostra vários aspectos favoráveis da política da rede e-Tec e, mais especificamente, em relação à oferta do curso técnico em Administração, como por exemplo, a possibilidade de contribuir com a qualificação profissional, a inserção e a promoção de pessoas no mercado de trabalho, colaborando também, com a aquisição de melhores condições de vida, uma formação mais ampla dos sujeitos e com o desenvolvimento econômico e social da comunidade local e regional onde os polos estão inseridos. Pode-se constatar que as principais críticas e aspectos que necessitam de análises mais aprofundadas e reorientações remetem, de forma mais evidente, ao desenvolvimento da própria política da e-TeC, portanto em nível central, onde fatores como a falta de vínculo empregatício de professores e tutores, a intensificação e a precarização do trabalho docente e o crescimento exacerbado da rede, já provocam algumas fragilidades que incidem sobre a qualidade do trabalho.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR


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