Políticas públicas para a educação profissional: um estudo do curso técnico em Administração da Rede e-Tec Brasil no CAVG.
Resumen
A presente pesquisa consiste em analisar a oferta do Curso Técnico em Administração na modalidade a distância do CAVG, vinculado a rede e-Tec Brasil, buscando identificar as possibilidades e desafios desta modalidade na formação profissional, com vistas a contribuir para possíveis ajustes e aperfeiçoamentos. Para fundamentar a investigação proposta, primeiramente busca-se analisar, discutir e contextualizar o atual momento das políticas educacionais no Brasil. Posteriormente, apresenta-se uma síntese dos principais momentos históricos e dos impactos das políticas de educação no ensino profissional da rede federal brasileira. E, por fim, aborda-se a Rede e-Tec Brasil a partir das perspectivas anunciadas nos documentos oficiais, buscando, sobretudo, trazer à tona a racionalidade presente nesta modalidade, desde suas primeiras manifestações até o momento. A pesquisa adota pressupostos da abordagem qualitativa e utiliza a metodologia de estudo de caso, tendo como fonte de dados: documentos oficiais, entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados aos diferentes segmentos/sujeitos que estão envolvidos no curso investigado. Para o procedimento de análise dos dados coletados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo associada à abordagem do ciclo de políticas. O estudo mostra vários aspectos favoráveis da política da rede e-Tec e, mais especificamente, em relação à oferta do curso técnico em Administração, como por exemplo, a possibilidade de contribuir com a qualificação profissional, a inserção e a promoção de pessoas no mercado de trabalho, colaborando também, com a aquisição de melhores condições de vida, uma formação mais ampla dos sujeitos e com o desenvolvimento econômico e social da comunidade local e regional onde os polos estão inseridos. Pode-se constatar que as principais críticas e aspectos que necessitam de análises mais aprofundadas e reorientações remetem, de forma mais evidente, ao desenvolvimento da própria política da e-TeC, portanto em nível central, onde fatores como a falta de vínculo empregatício de professores e tutores, a intensificação e a precarização do trabalho docente e o crescimento exacerbado da rede, já provocam algumas fragilidades que incidem sobre a qualidade do trabalho.
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