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dc.creatorSevidanes Junior, Paulo Henrique
dc.date.accessioned2025-12-02T20:07:07Z
dc.date.available2025-12-02T20:07:07Z
dc.date.issued2024-09-27
dc.identifier.citationSEVIDANES JUNIOR, Paulo Henrique. Raízes negras, caminhos do samba: experiências musicais e transformações na academia do samba. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18801
dc.description.abstractThis study addresses the formation and development of the Samba School Academia do Samba, highlighting how Black communities in Pelotas-RS created and adapted their own forms of organization and cultural expression. The research begins with the carnival cordão Fica Ahi pra Ir Dizendo, which later evolved into the Clube Fica Ahi and subsequently the Academia do Samba. Through the analysis of historical documents, such as meeting minutes and institutional records, it was possible to identify the internal dynamics that drove changes in organizational formats and their dialogue with musical practices. The research emphasizes the importance of Academia do Samba as a cultural and musical institution led by Black individuals. The trajectory of its musicians, performances, and parades reveal the musical experiences essential to the identity of the group, while also exposing the social and cultural relationships that underpin these practices. The African diaspora is understood here as a rhizomatic network, facilitating symbolic exchanges and institutional, cultural, and musical transformations that shaped the history of Academia do Samba. Finally, the study contributes to the appreciation of carnival as a space for expression, resistance, and cultural reinvention by Black groups, demonstrating how music and collective organization are central to the preservation and transformation of Afro-diasporic traditions. Academia do Samba emerges as a symbol of identity and cultural memory, embodying the multiple layers of history, culture, and art that define the carnival in Pelotas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAcademia do sambapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectPelotaspt_BR
dc.subjectDiáspora africanapt_BR
dc.subjectAssociativismo negropt_BR
dc.subjectCarnivalpt_BR
dc.subjectAfrican diasporapt_BR
dc.subjectBlack associativismpt_BR
dc.titleRaízes negras, caminhos do samba: experiências musicais e transformações na academia do sambapt_BR
dc.title.alternativeBlack roots, paths of samba: musical experiences and transformations in the academy of sambapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5907064377498098pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4603470422404677pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castellani , Felipe Merker
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200183261393947pt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a formação e o desenvolvimento da Escola de Samba Academia do Samba, evidenciando como as populações negras em Pelotas-RS criaram e adaptaram suas próprias formas de organização e expressão cultural. O trabalho tem como ponto de partida o cordão carnavalesco Fica Ahi pra Ir Dizendo, que deu origem ao Clube Fica Ahi e, posteriormente, à Academia do Samba. Por meio da análise de documentos históricos, como atas e registros institucionais, foi possível identificar as dinâmicas internas que impulsionaram as mudanças nos formatos organizacionais e seu diálogo com as práticas musicais. A pesquisa destaca a importância da Academia do Samba como uma instituição cultural e musical protagonizada por negros. A trajetória dos músicos, as apresentações e os desfiles revelam as experiências musicais que são essenciais para a identidade da agremiação, além de expor as relações sociais e culturais que permeiam essas práticas. A diáspora africana é aqui compreendida como uma rede rizomática, facilitando trocas simbólicas e transformações institucionais, culturais e musicais que marcaram a história da Academia do Samba. Por fim, o estudo contribui para a valorização do carnaval como espaço de expressão, resistência e reinvenção cultural de grupos negros, demonstrando como a música e a organização coletiva são centrais nas preservações e transformações das tradições afro-diaspóricas. A Academia do Samba se consolida como um símbolo de identidade e memória cultural, traduzindo as múltiplas camadas de história, cultura e arte que caracterizam o carnaval de Pelotaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Rubert, Rosane Aparecida
dc.subject.cnpq1ANTROPOLOGIApt_BR


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