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Redescobrindo experiências estéticas na escola do campo por uma formação sensível e integradora

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Daiane_Ferreira_Dissertação (4.365Mb)
Fecha
2024-09-17
Autor
Ferreira, Daiane Jardim
Metadatos
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Resumen
Este estudo concentrou-se no ensino das Artes nos anos iniciais, analisando como professores sem licenciatura em Artes abordam essa disciplina para o desenvolvimento criativo e cultural dos alunos. A pesquisa foi realizada no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas e teve como objetivo investigar como o professor alfabetizador sem formação específica em arte aborda as Artes nos anos iniciais, especificamente na escola do campo Bernardo Arriada, e verificar se promovem uma Educação Estética em suas práticas. O estudo partiu da constatação de que as/os professoras/es licenciadas/os em pedagogia não possuem formação específica no campo da arte, apesar de serem responsáveis pelas atividades de arte-educação nos anos iniciais desta Escola do Campo. A escolha do tema de pesquisa foi motivada pela falta de professores de artes e pela ausência de cursos de formação na área, o que torna o ensino de artes praticamente inexistente nessa região, e traz questionamentos acerca do modo como acontece o ensino de artes nesta Escola do Campo no sul do Rio Grande do Sul por professores alfabetizadores. As perguntas sueladoras foram: como acontecem as atividades de artes nas rotinas desta escola do campo? E, como os professores alfabetizadores percebem a importância da experiência estética para a aprendizagem e transformação pessoal dos seus alunos? A pesquisa utilizou métodos qualitativos, a partir de uma perspectiva autoetnográfica, e também encontros, oficinas e atividades de criação coletiva. Para o embasamento teórico da pesquisa foram utilizados autores como Edith Derdyk (2020), Marly Ribeiro Meira (2002), Ana Mae Barbosa (2018) e Paulo Freire (2003), além de referências sobre escola do campo, tais como Helana Célia Freitas (2011), Mônica Castagna Molina e Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus (2004), Milena da Silva Fernandes (2019) e Roseli Salete Caldart (2009). Partiu-se de uma revisão bibliográfica de cunho documental e descritivo. Defendeu-se a ideia de que as experimentações estéticas podem promover meios significativos de autoconhecimento e abrir caminhos para novas perspectivas para o ensino-aprendizagem. Concluiu-se que as vivências, conhecimentos e conexões obtidos durante a pesquisa tiveram um impacto positivo na sala de aula desta escola do campo em Santa Vitória do Palmar, favorecendo as atividades de educação artística e a formação mais abrangente dos alunos e professores.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18748
Colecciones
  • PPGArtes: Dissertações e Teses [172]

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