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dc.creatorBertão, Iliane Rezer
dc.date.accessioned2025-10-08T10:50:19Z
dc.date.available2025-10-08T10:50:19Z
dc.date.issued2021-06-11
dc.identifier.citationBERTÃO, Iliane Rezer. Qualificação do internato curricular de alunos de medicina na gestão pública da saúde. 2021. 56f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17905
dc.description.abstractThe 2001 National Curriculum Guidelines (NCG), for Medical Schools, with the intention of opposing the training model hitherto adopted, recommend the insertion of students in practical activities since the beginning of graduation. In the 2014 edition, Public Health Management was included as one of the training areas. In this context, this project aimed to stimulate, through the teaching-service interaction, the knowledge of public health management, and to qualify the Curricular Internship in Collective Health of students in the 9th semester of the Medicine course at the Universidade Franciscana de Santa Maria / RS, in joint action with the 4th Regional Health Coordination. It is an intervention study in a teaching-service interaction scenario, which was developed with 27 students, from August to October 2020. The assessment instruments used were: problem situations related to Hospital Contracts, Regulation and Audit and End of Internship Report. We observed, after the internship, an increase in the students' ability to resolve issues involving Public Health Management, interest in lesser-known topics such as Contracts and Medical Auditing, in addition to demonstrating the ability to suggest proposals to overcome the identified critical situations. Based on the results, it is believed that the teaching-service-management interaction will be useful to assist in the development of the profile of competences in this area, recommended by the NCG, drawn up by the university and expected by the Unified Health System (SUS).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectMedicina da famíliapt_BR
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectFormação médicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleQualificação do internato curricular de alunos de medicina na gestão pública da saúdept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-3429-7896pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3364110845420676pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-6044pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1059924866210409pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fassa, Maria Elizabeth Gastal
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749298533864520pt_BR
dc.description.resumoAs Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2001, para os cursos de Medicina, na intenção de contrapor o modelo de formação até então adotado, preconizam a inserção do aluno nos campos de atuação da saúde desde o início da graduação. Na edição de 2014, a Gestão em Saúde foi incluída como uma das áreas da formação. Nesse contexto, este projeto teve como objetivo estimular, através da interação ensino-serviço, o conhecimento da gestão pública da saúde e qualificar o Internato Curricular em Saúde Coletiva no espaço da gestão, dos alunos do 9º semestre do curso de Medicina da Universidade Franciscana de Santa Maria/RS, junto à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Trata-se de um estudo de intervenção em um cenário de interação ensino-serviço, que foi desenvolvido com 27alunos, de agosto a outubro de 2020. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: situações-problema referentes a Contratos Hospitalares, Regulação e Auditoria e relatório de final de estágio. Observamos, após o estágio, um aumento da capacidade dos alunos em resolver questões-problema envolvendo gestão, interesse em temas menos conhecidos como Contratos e Auditoria Médica, além de demostrarem habilidade para sugerir propostas de superação dos nós críticos identificados. Acredita-se, a partir dos resultados, que a interação ensino-serviço-gestão será útil para auxiliar o desenvolvimento do perfil de competências nessa área, preconizado pelas DCN, traçado pela universidade e esperado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Famíliapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Tomasi, Elaine
dc.subject.cnpq1MEDICINApt_BR
dc.subject.cnpq2SAUDE PUBLICApt_BR


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