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Qualificação do internato curricular de alunos de medicina na gestão pública da saúde

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Dissertação_Iliane Rezer Bertão.pdf (848.8Kb)
Data
2021-06-11
Autor
Bertão, Iliane Rezer
Metadata
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Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2001, para os cursos de Medicina, na intenção de contrapor o modelo de formação até então adotado, preconizam a inserção do aluno nos campos de atuação da saúde desde o início da graduação. Na edição de 2014, a Gestão em Saúde foi incluída como uma das áreas da formação. Nesse contexto, este projeto teve como objetivo estimular, através da interação ensino-serviço, o conhecimento da gestão pública da saúde e qualificar o Internato Curricular em Saúde Coletiva no espaço da gestão, dos alunos do 9º semestre do curso de Medicina da Universidade Franciscana de Santa Maria/RS, junto à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Trata-se de um estudo de intervenção em um cenário de interação ensino-serviço, que foi desenvolvido com 27alunos, de agosto a outubro de 2020. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: situações-problema referentes a Contratos Hospitalares, Regulação e Auditoria e relatório de final de estágio. Observamos, após o estágio, um aumento da capacidade dos alunos em resolver questões-problema envolvendo gestão, interesse em temas menos conhecidos como Contratos e Auditoria Médica, além de demostrarem habilidade para sugerir propostas de superação dos nós críticos identificados. Acredita-se, a partir dos resultados, que a interação ensino-serviço-gestão será útil para auxiliar o desenvolvimento do perfil de competências nessa área, preconizado pelas DCN, traçado pela universidade e esperado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17905
Collections
  • PROFSAÚDE: Teses e Dissertações [15]

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