• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A corporeidade na formação inicial: O contexto da temática nos cursos de Educação Física das universidades federais do Rio Grande do Sul

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Fernanda.pdf (2.031Mb)
Data
2024-12-06
Autor
Tavares, Fernanda Woziak
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral compreender como a temática corporeidade atravessa a formação inicial de Educação Física nas universidades federais do estado do Rio Grande do Sul e como objetivos específicos verificar qual a compreensão dos docentes da instituição acerca da temática corporeidade e sua relevância para a Educação Física, investigar a presença da temática corporeidade no currículo de cada uma das universidades e discutir a importância dos Núcleos Docentes Estruturantes de Educação Física e as discussões realizadas neste espaço. A pesquisa encontra-se no campo das pesquisas qualitativas, caracterizada descritiva, sendo um estudo de casos múltiplos. Nosso estudo contou com a participação de 14 docentes do Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de Educação Física das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e foram conduzidas pela própria pesquisadora de forma presencial e online. A análise dos dados foi conduzida por meio da análise de conteúdo. A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa pela Universidade Federal de Pelotas. A maioria dos entrevistados cursou a formação inicial em universidades federais do Rio Grande do Sul década de 80 e no início dos anos 2000. Em relação a presença da corporeidade em suas trajetórias encontramos professores que relataram uma formação inicial esportivizada, o que resultou na falta de contato com a temática corporeidade durante esse período, porém esses mesmos docentes, ao iniciarem sua trajetória profissional foram apresentados aos estudos da corporeidade. Outros docentes relataram que a temática foi mencionada em algumas disciplinas durante formação, mas não despertou interesse neles e acabam por não trabalhar com ela. Para além disso, alguns sujeitos expõem que conheceram a corporeidade durante suas formações iniciais e pós-graduações por meio dos escritos de alguns autores da área. Em relação ao conceito que os entrevistados possuem da corporeidade um grupo sinalizou que a corporeidade está associada às relações com o próprio corpo e com os outros indivíduos e/ou com a sociedade; outros participantes a relacionam à forma como nos apresentamos ao mundo; outros professores também definem a corporeidade como um aspecto de unicidade. No que diz respeito a relevância da temática para a Educação Física, a maioria dos professores assinalou a corporeidade como essencial, fundamental e central. Para além disso, alguns sujeitos entrevistados atrelaram a relevância da corporeidade dentro da Educação Física com a questão de respeito; em outra perspectiva, alguns docentes colocam o movimento como foco central da Educação Física e que junto com a corporeidade eles tornam-se o centro dos estudos da área. Também foi encontrado respostas que colocam a corporeidade como relevante na Educação Física para se pensar o corpo dos sujeitos para além do biológico e outros colocam a corporeidade como um campo de estudo como tantos outros.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17848
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [356]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV