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Viabilidade produtiva e mercadológica da olivicultura no Rio Grande do Sul: um estudo de caso

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dissertacao_danilo_dos_santos_leite.pdf (6.990Mb)
Data
2024-09-06
Autor
Leite, Danilo dos Santos
Metadata
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Resumo
O Estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de azeitonas para azeites do Brasil e produz azeites de excelente qualidade. Mesmo assim, 99% do azeite consumido no país é importado demonstrando grande mercado para o produtor gaúcho. Os objetivos deste trabalho foram levantar os custos para produção de azeitona e de azeites e sua viabilidade econômica através de um estudo de caso. Foram definidas as características das propriedades e com isto escolhida uma propriedade com 30 hectares. Para este porte foram levantados os fatores de produção, considerando benfeitorias, equipamentos, mão de obra e insumos. O modelo de cálculo de custo do estabelecimento foi então elaborado em planilha eletrônica com alocação de custos em variáveis, fixos, gastos operacionais e de oportunidade. Foi estabelecido o preço de venda da azeitona e do azeite e por fim, construído o fluxo de caixa da propriedade para 20 anos na produção da azeitona e em 15 anos para a produção agroindustrial e calculados os indicadores econômicos: Tempo de Retorno (payback), Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), que demonstraram bom grau de segurança. Assim, constatou-se que o projeto é viável e atrativo embora de longo prazo. Também foi proposto a criação de cenários, com a diminuição e aumento da receita em 25%. Concluiu-se também que os custos para implantação e manutenção dos negócios são altos e o retorno do investimento é demorado. Ainda foi proposto um terceiro objetivo de analisar na visão dos produtores a competitividade do setor tendo como base as teorias de Michael Porter, onde verifica-se o enfrentamento de desafios como a falta de produtos específicos, na adaptação de variedades e na comercialização. Por outro lado, há oportunidades no mercado interno e externo, além da possibilidade de diversificação de renda com turismo rural e outros produtos da oliveira. A diferenciação dos produtos, a inovação constante e a formação de redes de produtores, que pode fortalecer o setor e facilitar a negociação com fornecedores e compradores, são fundamentais para garantir a competitividade no mercado. O mercado interno e externo apresenta grande potencial para o azeite de oliva gaúcho, mas é preciso investir em marketing e fortalecer a marca para conquistar novos consumidores. A redução de custos e a otimização da logística são essenciais para garantir a competitividade. Por tudo isto é recomendado fundamentalmente um planejamento financeiro detalhado para garantir a sustentabilidade do negócio. Ao passo que são necessárias mais pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre a olivicultura, especialmente no que diz respeito à cadeia produtiva e à comercialização. Em compensação a lucratividade após o tempo de retorno também é alta o que torna a cultura atraente sob este ponto de vista. Portanto a decisão de cultivar ou não oliveiras para a produção de azeitonas para azeites passa pelo planejamento a longo prazo.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17581
Collections
  • PPGDTSA: Dissertações e teses [74]

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