dc.creator | Moraes, Fabiane Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T10:45:21Z | |
dc.date.available | 2025-09-22T10:45:21Z | |
dc.date.issued | 2023-03-27 | |
dc.identifier.citation | MORAES, Fabiane Rodrigues. “E aí, o negro virou museu?” Representações sobre o negro nas exposições do Museu Municipal Parque da Baronesa (Pelotas-RS). 2023. 223f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17530 | |
dc.description.abstract | The following work aims to map and analyze the absences and presences of black
people within the Museu da Baronesa (Pelotas/RS) over time, and its relation to the way
ethnic-racial relations are structured in the city. Theoretically based on discussions about
anthropology and museums and the anthropology of black diasporas, this work will pursue
an ethnographic approach to the clashes around the best way to represent this black
presence, the materialities chosen for this and their meanings for some black segments of
Pelotas and region. The work seeks to reconstruct what was selected as significant at the
time of the Museum's constitution, the materialities suppressed in this process, and what it
means regarding the attempts to make the black presence in the Chácara da Baronesa
and in the city invisible. The analysis proceeds to the management that took over the
administration of the Museum between the years 2001-2004, when it seeks to insert
narratives about the black presence in the city in a more significant way, the projects and
clashes experienced in that period, and the collective investment in the Tambor de Sopapo
as a representative symbol of afro-gaucho blackness. Finally, it proceeds to a detailed
exposition on the reinsertion of the black theme in the Museum, starting in 2014, when the
Tambor de Sopapo emerges as a representative object of this presence, as it articulates
networks between a number of actors and organizations, which transcend even the state
of Rio Grande do Sul itself. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Narrativas museográficas | pt_BR |
dc.subject | Representatividade negra | pt_BR |
dc.subject | Identidades negras | pt_BR |
dc.subject | Museographic narrative | pt_BR |
dc.subject | Black representativeness | pt_BR |
dc.subject | Black indentities | pt_BR |
dc.title | “E aí, o negro virou museu?” Representações sobre o negro nas exposições do Museu Municipal Parque da Baronesa (Pelotas-RS) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-2597-1175 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0006386153928038 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4603470422404677 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo mapear e analisar as ausências e presenças do negro dentro do Museu da Baronesa (Pelotas/RS) no transcorrer do tempo e a relação dessa realidade com a forma como se estruturam as relações étnico-raciais na cidade. Com embasamento teórico nas discussões sobre antropologia e museus e antropologia das diásporas negras, o trabalho busca uma abordagem etnográfica dos embates em torno da melhor forma de representar essa presença negra, as materialidades escolhidas para isso e seus significados para alguns segmentos negros de Pelotas e região. Procura-se reconstruir o que foi selecionado como significativo na ocasião de constituição do Museu, as materialidades suprimidas nesse processo e o que isso significa em relação às tentativas de invisibilizar a presença negra na Chácara da Baronesa e na cidade. A análise avança para a gestão que assumiu a administração do Museu entre os anos 2001-2004, quando se busca inserir, de forma mais significativa, narrativas sobre a presença negra na cidade, os projetos e embates vivenciados nesse período e o investimento coletivo no Tambor de Sopapo como símbolo representativo da negritude afro-gaúcha. Finalmente, passa-se a uma detalhada exposição sobre a reinserção da temática negra no Museu, a partir do ano de 2014, quando o Tambor de Sopapo emerge como um objeto representativo dessa presença, por ser articulador de redes entre vários atores e organizações, que transcendem, inclusive, o próprio estado do Rio Grande do Sul. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rubert, Rosane Aparecida | |
dc.subject.cnpq1 | ANTROPOLOGIA | pt_BR |