• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt
  • PPGAnt: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt
  • PPGAnt: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

“E aí, o negro virou museu?” Representações sobre o negro nas exposições do Museu Municipal Parque da Baronesa (Pelotas-RS)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Fabiane Rodrigues Moraes.pdf (13.42Mb)
Data
2023-03-27
Autor
Moraes, Fabiane Rodrigues
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo mapear e analisar as ausências e presenças do negro dentro do Museu da Baronesa (Pelotas/RS) no transcorrer do tempo e a relação dessa realidade com a forma como se estruturam as relações étnico-raciais na cidade. Com embasamento teórico nas discussões sobre antropologia e museus e antropologia das diásporas negras, o trabalho busca uma abordagem etnográfica dos embates em torno da melhor forma de representar essa presença negra, as materialidades escolhidas para isso e seus significados para alguns segmentos negros de Pelotas e região. Procura-se reconstruir o que foi selecionado como significativo na ocasião de constituição do Museu, as materialidades suprimidas nesse processo e o que isso significa em relação às tentativas de invisibilizar a presença negra na Chácara da Baronesa e na cidade. A análise avança para a gestão que assumiu a administração do Museu entre os anos 2001-2004, quando se busca inserir, de forma mais significativa, narrativas sobre a presença negra na cidade, os projetos e embates vivenciados nesse período e o investimento coletivo no Tambor de Sopapo como símbolo representativo da negritude afro-gaúcha. Finalmente, passa-se a uma detalhada exposição sobre a reinserção da temática negra no Museu, a partir do ano de 2014, quando o Tambor de Sopapo emerge como um objeto representativo dessa presença, por ser articulador de redes entre vários atores e organizações, que transcendem, inclusive, o próprio estado do Rio Grande do Sul.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17530
Collections
  • PPGAnt: Dissertações e Teses [166]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV