Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorHalmenschlager, Vinícius
dc.date.accessioned2025-09-08T09:50:55Z
dc.date.available2025-08-19
dc.date.available2025-09-08T09:50:55Z
dc.date.issued2015-01-23
dc.identifier.citationHALMENSCHLAGER, Vinícius. Impacto da Comunicação Persuasiva sobre a Disposição a Pagar pela Recuperação de um Recurso Ambiental. 2015. 47f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17308
dc.description.abstractAs environmental issues have been incorporated into economic theory, it becomes relevant to understand the individuals’ preference for natural resources and hence to measure the economic value of those goods. To this end, techniques such as the contingent valuation method (CVM) are used, which has some theoretical limitations like some information bias. Thus, the objective of this article is to evaluate the impact of persuasive communication, through the bias and the amount of information, on the willingness to pay (WTP) for degraded areas recovering. This analysis is relevant, since research and public policies based on this method may be biased with the information, mismatching the actual population demands. This paper contributes to the literature with a new hypothesis testing: the effect of information bias on the WTP of individuals for the recovery of degraded areas found for the CVM. This type of experiment has never been conducted for an environmental resource in Brazil. Given that aim, an experiment was designed with a sample of UFPEL’s newcomers. Based on five scenarios with different biases and amounts of information, the questionnaires were randomly distributed to the students. Our findings point that individuals exposed to biased information presented WTP 8% higher than those from control group, and that ones who received no information about the good presented WTP 12% lower than those who received complete information.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectValoração contingentept_BR
dc.subjectDisposição a pagarpt_BR
dc.subjectComunicação persuasivapt_BR
dc.subjectExperimentopt_BR
dc.subjectContingent valuationpt_BR
dc.subjectWillingness to paypt_BR
dc.subjectPersuasive communicationpt_BR
dc.subjectExperimentpt_BR
dc.titleImpacto da comunicação persuasiva sobre a disposição a pagar pela recuperação de um recurso ambientalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0001-5027-4550pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9020627797903160pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-4981-848Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0074021669666838pt_BR
dc.description.resumoComo as questões ambientais vêm sendo incorporadas à teoria econômica torna-se relevante entender as preferências individuais por recursos naturais e consequentemente mensurar o valor econômico destes bens. Para isso, utilizam-se técnicas como o método de valoração contingente (MVC), que apresentam algumas limitações teóricas como a do viés de informação. Dessa forma, o objetivo deste artigo é avaliar o impacto da comunicação persuasiva, por meio do viés e da quantidade de informação, sobre a disposição a pagar (DAP) pela recuperação de áreas degradadas. Essa análise é relevante, uma vez que pesquisas e políticas públicas baseadas neste método podem estar sendo enviesadas pela informação, não refletindo assim as verdadeiras demandas populacionais. Contribui-se com a literatura testando uma hipótese nova: o efeito do viés de informação sobre a DAP de indivíduos, na aplicação do MVC . Tal tipo de experimento jamais foi conduzido para um recurso ambiental no Brasil. Para tanto, foi desenhado um experimento, tendo por amostra os alunos de primeiro semestre da UFPEL. Baseado em cinco cenários com diferentes vieses e quantidades de informação, os questionários foram aleatorizados entre os alunos. Os resultados encontrados indicam que indivíduos que receberam informação com viés ambiental apresentam DAP 8% superior ao grupo controle, e os indivíduos que não receberam informação tiveram DAP 12% inferior aos que receberam informação completa.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Organizações e Mercadospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Uhr, Júlia Gallego Ziero
dc.subject.cnpq1ECONOMIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem