Impacto da comunicação persuasiva sobre a disposição a pagar pela recuperação de um recurso ambiental
Resumo
Como as questões ambientais vêm sendo incorporadas à teoria econômica torna-se relevante entender as preferências individuais por recursos naturais e consequentemente mensurar o valor econômico destes bens. Para isso, utilizam-se técnicas como o método de valoração contingente (MVC), que apresentam algumas limitações teóricas como a do viés de informação. Dessa forma, o objetivo deste artigo é avaliar o impacto da comunicação persuasiva, por meio do viés e da quantidade de informação, sobre a disposição a pagar (DAP) pela recuperação de áreas degradadas. Essa análise é relevante, uma vez que pesquisas e políticas públicas baseadas neste método podem estar sendo enviesadas pela informação, não refletindo assim as verdadeiras demandas populacionais. Contribui-se com a literatura testando uma hipótese nova: o efeito do viés de informação sobre a DAP de indivíduos, na aplicação do MVC . Tal tipo de experimento jamais foi conduzido para um recurso ambiental no Brasil. Para tanto, foi desenhado um experimento, tendo por amostra os alunos de primeiro semestre da UFPEL. Baseado em cinco cenários com diferentes vieses e quantidades de informação, os questionários foram aleatorizados entre os alunos. Os resultados encontrados indicam que indivíduos que receberam informação com viés ambiental apresentam DAP 8% superior ao grupo controle, e os indivíduos que não receberam informação tiveram DAP 12% inferior aos que receberam informação completa.