Show simple item record

dc.creatorLopes Junior, Juarez Aloizo
dc.date.accessioned2025-09-01T12:52:05Z
dc.date.available2025-08-29
dc.date.available2025-09-01T12:52:05Z
dc.date.issued2014-01-31
dc.identifier.citationLOPES JR., Juarez A. Aprendizagem da Língua Inglesa como Segunda Língua Baseada em Tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexo. 2014. 126f. Dissertação (Mestrado em Letras). Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17230
dc.description.abstractIn 1997, the linguist Diane Larsen-Freeman published a disturbing article called Chaos/Complexity Science and Second Language Acquisition (LARSENFREEMAN, 1997). In this article, the author states that there are many similarities between the new science of chaos/complexity and second language acquisition. Faced with the reflections, which give rise to such ideas, one intends to analyse the structure and theory of Task Based Learning under the light of the Chaos/Complexity Theory. According to Willis, J. (1996), this communicative approach presents itself with six stages, namely: pre-task, task, planning, report, analyses and practice. As part of a so vast research area, one intends to relate the Chaos/Complexity Theory with the task cycle task, planning and report formulated by Willis, J. (1996). According to Larsen-Freeman and Cameron (2008), a complexity approach does not translate into a complexity method for teaching language. This work aims to approximate the seminal article by Diane Larsen-Freeman about the Chaos/Complexity Theory and Second Language Acquisition (1997) with Task Based Learning proposed nine years before by Willis, J. and Willis, D. (1988).To sum up, this dissertation aims to show that the task cycle may be characterized as a complex adaptive system, once it complies with the rules of such systems, that is, dynamic, complex, nonlinear, chaotic, unpredictable, sensitive to the initial conditions, open, self-organizing, feedback sensitive and adaptive.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTeoria do caos/complexidadept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em tarefaspt_BR
dc.subjectAquisição de segunda línguapt_BR
dc.subjectChaos/complexity theorypt_BR
dc.subjectTask based learningpt_BR
dc.subjectSecond language acquisitionpt_BR
dc.titleAprendizagem da Língua Inglesa como Segunda Língua Baseada em Tarefas: uma proposta de trabalho com ciclo complexopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9175781281436882pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-3672-2390pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3640307400529210pt_BR
dc.description.resumoEm 1997, a autora Diane Larsen-Freeman publicou um inquietante artigo chamado Ciência do Caos/Complexidade e Aquisição de Segunda Língua (LARSENFREEMAN, 1997). Nesse trabalho, a linguista argumenta que há muitas similaridades entre a nova ciência do caos/complexidade e a aquisição de segunda língua. Diante das reflexões que tais ideias suscitam, pretende-se analisar a estrutura e a teoria da aprendizagem baseada em tarefas (Task Based Learning), sob a ótica da teoria do caos/complexidade. De acordo com Willis, J. (1996), essa abordagem comunicativa apresenta seis etapas, a saber: pré-tarefa, tarefa, planejamento, relatório, análise e prática. Como recorte em um universo tão amplo de pesquisa, tem-se a relação da teoria do caos/complexidade com o ciclo da tarefa tarefa, planejamento e relatório (task-planning-report), enunciado por Willis, J. (1996).De acordo com Larsen-Freeman e Cameron (2008), uma abordagem complexa não se traduz em um método de ensino de L2 complexo. Este trabalho visa aproximar o trabalho seminal da linguista Diane Larsen-Freeman sobre a Teoria do Caos/Complexidade e Aquisição de Segunda Língua (1997) com a Aprendizagem Baseada em Tarefas propostanove anos antes por Willis, J. e Willis, D. (1988). Esta dissertação de mestrado concluiu que o ciclo da tarefa pode ser caracterizado como um sistema adaptativo complexo, uma vez que satisfaz suas regras de baixo nível, já que se trata de um sistema que é dinâmico, complexo, não linear, caótico, imprevisível, sensível às condições iniciais, aberto, auto-organizável, sensível ao feedback e adaptável.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Vetromille-Castro, Rafael
dc.subject.cnpq1LETRASpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record