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Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental

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Maria_Peres_Dissertação.pdf (5.690Mb)
Maria_Peres_Produto.pdf (3.164Mb)
Date
2024-03-13
Author
Peres, Maria Aparecida
Metadata
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Abstract
O presente estudo, intitulado Alfabetização científica e tecnológica: metodologias ativas como catalisadores educacionais no Ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, tem como objetivo investigar as contribuições das Metodologias Ativas para o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências, no contexto dos Anos Finais do Ensino Fundamental, utilizando, como meio de avaliação, os resultados observados no 9º ano de uma escola de rede pública municipal da cidade de Camaquã/RS. A questão que orientou esta pesquisa foi: “Quais as contribuições das Metodologias Ativas para o desenvolvimento do processo de Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino de Ciências, no contexto dos Anos Finais do Ensino Fundamental?” O contexto da investigação se concentrou com a turma de 9º ano da Escola Municipal Ensino Fundamental Boaventura Cardoso da Silva, na cidade de Camaquã, RS. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada uma abordagem qualitativa; como método de intervenção a pesquisa de campo, uma vez que a autora desta dissertação faz parte do corpo docente da escola em análise, bem como da turma participante da atividade, a qual procedeu à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem na realidade, à coleta e produção de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Os dados coletados a partir da aplicação do questionário de avaliação com questões sobre o Ensino de Ciências nos possbilitou identificar o nível de alfabetização científica dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os resultados permitiram concluir a importância de usar metodologias ativas na construção do planejamento didático e nos currículos, destacando-se entre estas: aprendizagem baseada em problemas; construção de pesquisa; realização de grupos de trabalho; construção de cartazes e maquete; divulgação e exposição das pesquisas realizadas, pelos alunos, para a comunidade escolar. Concernente à contextualização da relação do Ensino de Ciências com as Metodologias ativas e a ACT, observou-se que o Ensino de Ciências precisa desvincular-se dos métodos tradicionais de ensino e buscar vincular a união dos alunos com a grade curricular, partindo da proposta da participação ativa do aluno como protagonista do seu saber e vincular os temas da prática pedagógica com as questões sociais e ambientais.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17072
Collections
  • PPGECM: Dissertações e Teses [139]

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