dc.creator | Palheta, Allan Marcos da Silva | |
dc.creator | Cecagno, Diana | |
dc.creator | Marques, Vanessa de Araujo | |
dc.creator | Biana, Camilla Benigno | |
dc.creator | Braga, Luiza Rocha | |
dc.creator | Cecagno, Susana | |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T00:03:43Z | |
dc.date.available | 2025-08-15T00:03:43Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | PALHETA, A. M. S. ; CECAGNO, D. ; MARQUES, V. A. ; BIANA, C. B. ; BRAGA, L. R. ; CECAGNO, S. ; MOURA, P. M. M. ; PORTO, A. R. . Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional. Interface (Botucatu. Online), v. 42, p. e190368, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17056 | |
dc.description.abstract | O objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com vinte enfermeiros egressos que vivenciaram a mudança curricular e que tiveram vínculo direto com a assistência. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário autoaplicado e a análise, por meio de análise temática. Os egressos referiram vivenciar articulação entre teoria e prática e o exercício do pensamento crítico e reflexivo, o que contribuiu no processo de tomada de decisão, além de dar ênfase às práticas do cuidado humanizado, da pesquisa e da escrita acadêmica. A proposta pedagógica na Faculdade de Enfermagem tem formado profissionais éticos, críticos e reflexivos, alinhados com os princípios das diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | SciELO | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Nursing education | pt_BR |
dc.subject | Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Nursing care | pt_BR |
dc.subject | Educación en enfermería | pt_BR |
dc.subject | Currículum | pt_BR |
dc.subject | Cuidados de enfermería | pt_BR |
dc.title | Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional | pt_BR |
dc.title.alternative | Nurse education by means of active teaching and learning methodologies: influences on the professional activity | pt_BR |
dc.title.alternative | Formación del enfermero por medio de metodologías activas de enseñanza y aprendizaje: influencias en el ejercicio profesional | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/Interface.190368 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |