Mostrar el registro sencillo del ítem
Formação continuada em Rugby Tag na educação física escolar: perspectivas dos/as professores/as em Pelotas-RS
dc.creator | Silveira, Igor André Corrêa | |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T09:48:06Z | |
dc.date.available | 2025-08-12T09:48:06Z | |
dc.date.issued | 2024-08-15 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Igor André Correa. Formação continuada em rugby tag na educação física escolar: perspectivas dos professores em Pelotas-RS. 2024. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17011 | |
dc.description.abstract | Continuing training has been a topic addressed in several studies in the educational field, actions of this kind have demonstrated the potential to contribute to teaching professional development and the expansion of teachers' pedagogical practices. Thus, the objective of this study was to propose a continued training action to introduce the sport modality Rugby Tag in the context of school Physical Education in the city of Pelotas-RS and understand the perception of teachers in relation to the structure, planning and content of this training. The present study presents a qualitative approach with a descriptive character and involved the participation of 5 teachers who responded individually to a questionnaire and an interview, both semi-structured. The main results point to efficient training based on practical experience, which sought to bring theoretical content closer to the participants' school reality. Furthermore, an important role was linked to continuing education actions and mainly dealing with the rugby modality, which is not hegemonic in the environment where it was developed. It is considered that the positive results found were made possible by the sensitivity when planning and developing a continuous training action that allowed, through an elaborate structure, the execution and reflection on the content learned in a constant way and not just punctually. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Rugby | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.subject | Continuing education | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em Rugby Tag na educação física escolar: perspectivas dos/as professores/as em Pelotas-RS | pt_BR |
dc.title.alternative | Continuing education in rugby tag in school physical education: perspectives of teachers in Pelotas-RS | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0000-0002-3651-5036 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3533393296266279 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2825017436880385 | pt_BR |
dc.description.resumo | A formação continuada tem sido um tema abordado em diversos estudos no campo educacional, ações desse gênero tem demonstrado potencial para contribuir no desenvolvimento profissional docente e na ampliação das práticas pedagógicas dos/as professores/as. Dessa maneira, o objetivo deste estudo foi propor uma ação de formação continuada para introduzir a modalidade esportiva Rugby Tag no contexto da Educação Física escolar na cidade de Pelotas-RS e compreender a percepção dos/as professores/as em relação à estrutura, planejamento e conteúdo dessa formação. O presente estudo apresenta abordagem qualitativa com caráter descritivo e contou com a participação de 5 professores/as aos quais responderam de forma individual um questionário e uma entrevista ambos semiestruturados. Os principais resultados apontam para uma formação eficiente e pautada na experiencia pratica, onde buscou-se aproximar os conteúdos teóricos a realidade escolar dos participantes. Ainda, um papel importante foi atrelado as ações de formação continuada e principalmente tratando da modalidade rugby ao qual não é hegemônica no ambiente onde a foi desenvolvida. Considera-se que os resultados positivos encontrados foram possibilitados pela sensibilidade ao planejar e desenvolver uma ação de formação continuada que permitiu, através de uma estrutura elaborada, a execução e reflexão sobre o conteúdo aprendido de forma constante e não apenas pontual. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Eraldo dos Santos | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.