"Acho que, como fomos silenciadas por tanto tempo, o próprio timbre da nossa voz desacomoda": as vozes femininas nas ondas da RádioCom (2001 – 2024)

Visualizar/ Abrir
Data
2024-10-28Autor
Moreira , Silvana de Araújo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Ao longo da história, as mulheres têm conquistado mais espaço no mundo do trabalho. No entanto, muitas profissões ainda permanecem predominantemente masculinas. Durante a pesquisa de mestrado sobre a história da Rádio Federal FM, emissora vinculada à Universidade Federal de Pelotas, observou-se que, em seus 37 anos de existência na época, apenas quatro mulheres atuaram como radialistas. Esse cenário, reflete a realidade de outras rádios pelotenses. A pesquisa desenvolvida para esta tese foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa Trajetórias: entre Identidades, Memória e Conflito Social e compreende um trabalho historiográfico que busca ampliar o estudo sobre a trajetória das mulheres que ingressaram em um ambiente dominado por homens. O objetivo é investigar a atuação de radialistas na rádio comunitária RádioCom, identificando os espaços ocupados por essas mulheres, as dificuldades enfrentadas e o papel que desempenham dentro dos veículos de comunicação. Partindo da tese de que, em uma rádio comunitária, o espaço para mulheres é maior, impulsionado pelo caráter comunitário e pelo apoio dos sindicatos que a mantêm, a pesquisa analisa se esse ambiente proporciona uma inclusão feminina mais ampla, contrastando com a estrutura presente em veículos de comunicação de caráter comercial. Também investiga se ambientes vistos como progressistas carregam traços de opressões, refletidos no tratamento dado às mulheres, na invisibilização em posições de lideranças e no silenciamento. Através da memória, que tem a capacidade de armazenar informações e acontecimentos experienciados ao longo da vida, é possível reconstruir fatos do passado que, muitas vezes, foram esquecidos pelas pessoas ou não foram registrados em outro tipo de documento. Dessa forma, utilizando a metodologia de História Oral, em sua vertente temática, a pesquisa se concentrará na reconstrução de memórias de oito radialistas, possibilitando a compreensão dos desafios enfrentados e a evolução da presença feminina na RádioCom. Por meio dessas narrativas, será possível explorar como essas mulheres romperam barreiras e contribuíram para a diversificação do ambiente radiofônico. Esta pesquisa contribui para a maior compreensão da história e do papel das mulheres no rádio, oferecendo novos insights sobre a diversificação e inclusão nesse setor.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
As vozes femininas que ecoam nas ondas da rádio Federal FM.
Moreira, Silvana de Araújo; Gill, Lorena Almeida (2019) -
As relações sociais da madrugada nas ondas do programa de rádio Pelotas à Noite (1997-2002)
Kurz, Charles Ânderson dos Santos (2023-11-10)A presente dissertação teve como fonte e objeto de pesquisa o programa radiofônico Pelotas à Noite, veiculado pela Rádio Universidade Católica de Pelotas (RU-UCPel) entre os anos de 1997 e 2002, a partir do Arquivo Pessoal ... -
O impacto das tecnologias nos processos de trabalho na Rádio Federal FM.
Moreira, Silvana de Araújo; Gill, Lorena Almeida (2018)