Mostrar registro simples

dc.creatorFarofa, Renato Rodrigues
dc.date.accessioned2025-08-11T20:47:58Z
dc.date.available2025-08-11
dc.date.available2025-08-11T20:47:58Z
dc.date.issued2025-10-28
dc.identifier.citationFAROFA, Renato Rodrigues. “Nosso cemitério deve ser um Campo de Deus”: comunidade, morte e práticas cemiteriais. Sínodo de Missouri/IELB (Sul do Rio Grande do Sul, 1900 - 1968). Orientador: Mauro Dillmann Tavares. 2024, 266f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17002
dc.description.abstractThis dissertation investigates cemetery administration and burial practices, conceptions of death, and teachings on death in Evangelical Lutheran religious congregations organized around the community concept of Gemeinde in southern Rio Grande do Sul between 1900 and 1968. Belonging to the Missouri Synod/IELB, the cemeteries, understood by the religious group as “God's Field,” presented in the configuration of the space and its buildings what would be “unholy” or “blessed” deaths. The spatial delimitation of the research is related to the beginning of the missionary work of the referred religious group in the region that currently encompasses the municipalities of Canguçu, Morro Redondo and São Lourenço do Sul. The temporality (1900-1968) refers to the activities and changes that occurred in the Synod's congregations regarding cemetery administration and religious order of burials. This is historical research, with a cultural history approach in dialogue with theology studies. Regarding sources, the thesis uses written, oral and material documents, such as cemetery regulations, minutes of congregations, periodicals, interviews and the materiality of cemeteries, notably the tombstones. Through cemetery administration practices, the work analyzes three fundamental and interconnected elements that functioned as socio-transmitters of knowledge of religious precepts: the teaching of death in the Evangelical Lutheran belief, the meaning of “God's Field” and the construction of graves as referents of a pedagogy of dying. The analyses demonstrate that community life was associated with the teaching of death, with an emphasis on the configuration of the cemetery space and the tombs themselves in the researched period. It is concluded that the ordering of cemeteries, their walls, their tombstones with their imagery representations (liturgical symbology) and their epitaphs fulfilled the purpose of those who administered the cemetery spaces. This purpose was that the “God's Field” would be a socio-transmitter of what was taught in the church, that is, the “churchyard” serving as “edification to visitors.”pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectComunidade religiosapt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectCemitériospt_BR
dc.subjectLuteranismopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectReligious communitypt_BR
dc.subjectDeathpt_BR
dc.subjectCemeteriespt_BR
dc.subjectLutheranismpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.title“Nosso cemitério deve ser um Campo de Deus”: comunidade, morte e práticas cemiteriais. Sínodo de Missouri/IELB (Sul do Rio Grande do Sul, 1900 - 1968)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0642108932487415pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5567003394621139pt_BR
dc.description.resumoA tese investiga práticas de administração de espaços cemiteriais e de sepultamento, concepções de morte e de ensino sobre a morte em congregações religiosas evangélico-luteranas, organizadas em torno do conceito comunitário de Gemeinde, no sul do Rio Grande do Sul entre os anos de 1900 e 1968. Pertencentes ao Sínodo de Missouri/IELB, os cemitérios, entendidos pelo grupo religioso como “Campo de Deus”, apresentaram na configuração do espaço e em suas edificações o que seriam mortes “ímpias” ou “bem-aventuradas”. A delimitação espacial da pesquisa está relacionada ao início do trabalho missionário do referido grupo religioso na região que abrange atualmente os municípios de Canguçu, Morro Redondo e São Lourenço do Sul. A temporalidade (1900-1968) faz referência à atuação e às mudanças ocorridas nas congregações do Sínodo quanto à administração cemiterial e ordenamento de caráter religioso dos sepultamentos. Trata-se de uma pesquisa histórica, com abordagem da história cultural em diálogo com estudos da teologia. Acerca das fontes, a tese utiliza documentos escritos, orais e materiais, tais como regimento cemiterial, atas das congregações, periódicos, entrevistas e a materialidade dos cemitérios, notadamente as lápides. Por meio das práticas de administração dos cemitérios, o trabalho analisa três elementos fundamentais e interligados que funcionavam como sócio-transmissores de saberes de preceitos religiosos: o ensino da morte na crença evangélico-luterana, o sentido do “Campo de Deus” e a construção das sepulturas como referentes de uma pedagogia do morrer. As análises demonstram que a vida comunitária esteve associada ao ensino sobre a morte, com ênfase na configuração do espaço cemiterial e nos próprios sepulcros do período pesquisado. Conclui-se que a ordenação dos cemitérios, seus muros, suas lápides com suas representações imagéticas (simbologia litúrgica) e seus epitáfios cumpriam o propósito daqueles que administravam os espaços cemiteriais. Esse propósito era de que o “Campo de Deus” fosse sócio-transmissor do ensinado na igreja, ou seja, o “pátio da igreja” servindo de “edificação aos visitantes”.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares , Mauro Dillmann
dc.subject.cnpq1HISTORIApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples