dc.creator | Silva, Gabriel Gomes da | |
dc.date.accessioned | 2025-08-11T15:38:48Z | |
dc.date.available | 2025-08-11T15:38:48Z | |
dc.date.issued | 2024-05-06 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Gomes da. O Professor de Educação Física e o processo de construção da identidade docente: uma análise na perspectiva da inclusão. Orientador: Gabriel Gustavo Bergmann. 2024. 131 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16981 | |
dc.description.abstract | The aim of this study was to analyze the process of building a teaching identity from
the perspective of inclusion for Physical Education teachers in the Rio Grande
Municipal Network (RS). It was characterized as a descriptive, qualitative study. The
study sample included 18 Physical Education teachers. A questionnaire was
administered on identification data and academic training from the perspective of
inclusion. Subsequently, the Focus Group technique was used with the following
themes: the process of building a teacher's identity from the perspective of inclusion
and the teachers' perception of their role in the inclusive process. Textual Discourse
Analysis was used to analyze the data. The categories of analysis constructed were:
the Physical Education teacher and the teaching identity from the perspective of
inclusion and the Physical Education teacher and the perception of their role in the
inclusive process. The results show that elements such as personal and professional
experiences, training at all levels and social aspects are important in feeling and being
a teacher. These aspects are linked to the issue of inclusion by exposure to the high
demand for inclusive students in schools. The study's findings also show that teachers
play a leading role in building inclusive education. In addition, it is emphasized that
teachers need to be reflective about their pedagogical practice, adapting their practices
and creating aggregating and egalitarian spaces in the classroom. Finally, we believe
that the development of the study has made teachers rethink their educational
practices, the spaces they are occupying and their attributions inherent to teaching in
the context of inclusion. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Teacher identity | pt_BR |
dc.subject | Education physical | pt_BR |
dc.title | O Professor de Educação Física e o processo de construção da identidade docente: uma análise na perspectiva da inclusão | pt_BR |
dc.title.alternative | The Physical Education teacher and the process of building a teaching identity: an analysis from the perspective of inclusion | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1979538186031634 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7751701952514459 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como intuito analisar o processo de construção da identidade
docente na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física da Rede
Municipal de Rio Grande (RS). Caracterizado como um estudo descritivo de caráter
qualitativo. Fizeram parte da amostra do estudo 18 professores de Educação Física.
Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica
na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais
com as temáticas: processo de construção da identidade docente na perspectiva da
inclusão e a percepção dos professores sobre o seu papel no processo inclusivo. A
Análise Textual Discursiva foi utilizada para a análise dos dados. As categorias de
análise construídas foram: o professor de Educação Física e a identidade docente na
perspectiva da inclusão e o professor de Educação Física e a percepção sobre o seu
papel no processo inclusivo. Os resultados sinalizam que os elementos como
experiências pessoais e profissionais, formação em todos os níveis e aspectos sociais
são importantes no sentir e ser professor. Esses aspectos estão ligados a temática da
inclusão pela exposição a grande demanda de alunos inclusos nas escolas. Também
podemos destacar nos achados do estudo que o professor tem papel de protagonista
na construção da educação inclusiva. Somado a isso, é frisado que o educador precisa
ser reflexivo quanto à sua prática pedagógica, adaptando suas práticas e gerando
espaços agregadores e igualitários nas aulas. Por fim, acreditamos que o
desenvolvimento do estudo fez com os professores repensassem as suas práticas
educacionais, os espaços que estão ocupando e suas atribuições inerentes ao
trabalho docente no âmbito da inclusão. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bergmann, Gabriel Gustavo | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |