• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
  •   Home
  • Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia -ESEF
  • Pós-Graduação em Educação Física - PPGEF
  • PPGEF: Dissertações e Teses
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Professor de Educação Física e o processo de construção da identidade docente: uma análise na perspectiva da inclusão

Thumbnail
View/Open
Tese_Gabriel Gomes da Silva.pdf (6.991Mb)
Date
2024-05-06
Author
Silva, Gabriel Gomes da
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa teve como intuito analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física da Rede Municipal de Rio Grande (RS). Caracterizado como um estudo descritivo de caráter qualitativo. Fizeram parte da amostra do estudo 18 professores de Educação Física. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: processo de construção da identidade docente na perspectiva da inclusão e a percepção dos professores sobre o seu papel no processo inclusivo. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para a análise dos dados. As categorias de análise construídas foram: o professor de Educação Física e a identidade docente na perspectiva da inclusão e o professor de Educação Física e a percepção sobre o seu papel no processo inclusivo. Os resultados sinalizam que os elementos como experiências pessoais e profissionais, formação em todos os níveis e aspectos sociais são importantes no sentir e ser professor. Esses aspectos estão ligados a temática da inclusão pela exposição a grande demanda de alunos inclusos nas escolas. Também podemos destacar nos achados do estudo que o professor tem papel de protagonista na construção da educação inclusiva. Somado a isso, é frisado que o educador precisa ser reflexivo quanto à sua prática pedagógica, adaptando suas práticas e gerando espaços agregadores e igualitários nas aulas. Por fim, acreditamos que o desenvolvimento do estudo fez com os professores repensassem as suas práticas educacionais, os espaços que estão ocupando e suas atribuições inerentes ao trabalho docente no âmbito da inclusão.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16981
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [356]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

My Account

LoginRegister

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV