Show simple item record

dc.creatorSilva, Gabriel Gomes da
dc.date.accessioned2025-08-11T15:38:48Z
dc.date.available2025-08-11T15:38:48Z
dc.date.issued2024-05-06
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Gomes da. O Professor de Educação Física e o processo de construção da identidade docente: uma análise na perspectiva da inclusão. Orientador: Gabriel Gustavo Bergmann. 2024. 131 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16981
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the process of building a teaching identity from the perspective of inclusion for Physical Education teachers in the Rio Grande Municipal Network (RS). It was characterized as a descriptive, qualitative study. The study sample included 18 Physical Education teachers. A questionnaire was administered on identification data and academic training from the perspective of inclusion. Subsequently, the Focus Group technique was used with the following themes: the process of building a teacher's identity from the perspective of inclusion and the teachers' perception of their role in the inclusive process. Textual Discourse Analysis was used to analyze the data. The categories of analysis constructed were: the Physical Education teacher and the teaching identity from the perspective of inclusion and the Physical Education teacher and the perception of their role in the inclusive process. The results show that elements such as personal and professional experiences, training at all levels and social aspects are important in feeling and being a teacher. These aspects are linked to the issue of inclusion by exposure to the high demand for inclusive students in schools. The study's findings also show that teachers play a leading role in building inclusive education. In addition, it is emphasized that teachers need to be reflective about their pedagogical practice, adapting their practices and creating aggregating and egalitarian spaces in the classroom. Finally, we believe that the development of the study has made teachers rethink their educational practices, the spaces they are occupying and their attributions inherent to teaching in the context of inclusion.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectTeacher identitypt_BR
dc.subjectEducation physicalpt_BR
dc.titleO Professor de Educação Física e o processo de construção da identidade docente: uma análise na perspectiva da inclusãopt_BR
dc.title.alternativeThe Physical Education teacher and the process of building a teaching identity: an analysis from the perspective of inclusionpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1979538186031634pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7751701952514459pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como intuito analisar o processo de construção da identidade docente na perspectiva da inclusão de professores de Educação Física da Rede Municipal de Rio Grande (RS). Caracterizado como um estudo descritivo de caráter qualitativo. Fizeram parte da amostra do estudo 18 professores de Educação Física. Foi aplicado um questionário sobre os dados de identificação e formação acadêmica na perspectiva da inclusão. Posteriormente, foi utilizada a técnica dos Grupos Focais com as temáticas: processo de construção da identidade docente na perspectiva da inclusão e a percepção dos professores sobre o seu papel no processo inclusivo. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para a análise dos dados. As categorias de análise construídas foram: o professor de Educação Física e a identidade docente na perspectiva da inclusão e o professor de Educação Física e a percepção sobre o seu papel no processo inclusivo. Os resultados sinalizam que os elementos como experiências pessoais e profissionais, formação em todos os níveis e aspectos sociais são importantes no sentir e ser professor. Esses aspectos estão ligados a temática da inclusão pela exposição a grande demanda de alunos inclusos nas escolas. Também podemos destacar nos achados do estudo que o professor tem papel de protagonista na construção da educação inclusiva. Somado a isso, é frisado que o educador precisa ser reflexivo quanto à sua prática pedagógica, adaptando suas práticas e gerando espaços agregadores e igualitários nas aulas. Por fim, acreditamos que o desenvolvimento do estudo fez com os professores repensassem as suas práticas educacionais, os espaços que estão ocupando e suas atribuições inerentes ao trabalho docente no âmbito da inclusão.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Bergmann, Gabriel Gustavo
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record