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Efeitos do Sport Education Model nas aulas de Educação Física sobre desfechos físicos, emocionais, cognitivos e sócio afetivos de escolares do ensino médio de Pelotas-RS

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Tese_Gabriel Barros da Cunha.pdf (20.85Mb)
Date
2024-07-23
Author
Cunha, Gabriel Barros da
Metadata
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Abstract
O objetivo do estudo foi verificar os efeitos do Sport Education Model (SEM) nas aulas de educação física sobre desfechos físicos, emocionais, cognitivos e sócio afetivos em escolares do ensino médio. Análises por sexo e contexto de ensino também foram realizadas. Foi implementado um estudo experimental com pré e pós-teste e randomização por cluster em grupo experimental (GE) e comparador (GC). Participaram do estudo 85 alunos das redes federal (GE= 20; GC= 17) e particular (GE= 28; GC= 20) do município de Pelotas-RS. Os estudantes do GE participaram de uma temporada do SEM desenvolvida com modalidades esportivas de invasão. Durante a temporada foram desenvolvidos conteúdos de desempenho e espírito esportivo. No GC as aulas de educação física não sofreram modificações. Para analisar a tomada de decisão, suporte ao portador da bola, habildade motora, performance e envolvimento no jogo foi utilizado o Game Performance Assessment Instrument. O Perceived Locus of Causality foi o questionário utilizado para verificar a motivação dos estudantes para as aulas de educação física. As necessidades psicológicas básicas foram analisados a partir do Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas. Para analisar o espírito esportivo foi utilizada a Escala de Orientação Multidimensional de Fair Play. Foi aplicado um questionário com intuito de carcaterizar a amostra e identificar a experiência esportiva dos participantes. Para verificar os efeitos da intervenção nos fatores tempo, grupo e a interação tempo*grupo, foi utilizada as Equações de Estimativa Generalizada. Nas variáveis que apresentaram interações significativas foi realizado o post-hoc de Bonferroni. O tamanho de efeito foi calculado a partir do d de Cohen. Todas as análises foram realizadas por intenção de tratar. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Os resultados da presente tese foram organizados em três artigos. No artigo I, destacam-se os efeitos positivos do SEM sobre a variável suporte, independentemente do sexo e contexto de ensino. Na rede particular, os efeitos do SEM sobre o suporte foram superiores aos do GC, com grande tamanho de efeito. Ademais, o SEM promoveu efeitos positivos sobre a performance no jogo apenas nas meninas, com médio tamanho de efeito. Os resultados do artigo II indicam que ambos os grupos promoveram efeito negativo sobre a motivação intrínseca dos estudantes. Especialmente na rede federal, o SEM promoveu efeito positivo e com elevado tamanho de efeito sobre as três necessidades psicológicas básicas. Nos resultados gerais do artigo III observou-se que o SEM não promoveu melhorias no espírito esportivo dos estudantes. Na análise por sexo e rede de ensino os resultados do SEM foram inconsistentes. Enquanto o modelo promoveu efeito desfavorável sobre o enfoque negativo nas estudantes do sexo feminino, nos meninos o efeito sobre a preocupação com o adversário foi positivo. Já a análise por rede de ensino revelou que os estudantes da escola federal melhoraram no compromisso esportivo e pioraram no enfoque negativo. Conclui-se que o SEM promoveu melhorias no domínio cognitivo, físico e emocional dos estudantes, configurando-se como uma proposta metodológica viável para o contexto escolar federal e particular brasileiro.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16980
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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